Lifestyle

Como acabar com os mosquitos na cozinha

Mosquitos na cozinha? Conheça as dicas para acabar com a praga

Uma praga de mosquitos é algo que toda a gente tenta evitar a todo o custo: incomodativos e portadores de doenças, na cozinha podemos encontra-los muitas vezes a rodear uma fruteira repleta de iguarias. Normalmente surgem durante os meses de maio e junho, mas podem prolongar-se até novembro. No caso das moscas da fruta, apesar de terem um tempo de vida relativamente pequeno, 8 a 10 dias, as fêmeas são capazes de pôr até 500 ovos de cada vez, criando uma novos espécimes e originando uma praga sem fim. As moscas da fruta são muitas vezes confundidas com outras variações do inseto, sendo que apresentam uma cor diferente e costumam pousar em zonas quentes e húmidas, e naturalmente nos alimentos maduros de mais. Já os mosquitos são normalmente atraídos por matéria orgânica, como por exemplo, os sacos do lixo.

Felizmente existem algumas soluções para eliminar e precaver eventuais pragas. Se não quiser investir num mata-insetos para a sua cozinha ou fazer uso de aerosóis inseticidas, sugerimos as seguintes dicas para controlar moscas da fruta ou mosquitos na sua cozinha..

Ervas aromáticas

No Blog do Imovirtual já falámos de algumas Plantas Repelentes de Insetos, onde naturalmente se incluem as Ervas Aromáticas. Com odores intensos, muitas delas não são bem toleradas por moscas e mosquitos e por isso podem ser uma boa adição à sua cozinha – já para não falar dos seus cozinhados, claro. O 2 em 1 perfeito que pode viver sob a forma de um jardim vertical. Aposte em espécies como o Manjericão, a Alfazema, a Citronella e o Alecrim.

Encha recipientes com vinagre

Se há coisa que as moscas e mosquitos odeiam é o cheiro a vinagre. Por isso pode combater as pragas com uma solução muito simples. Num frasco velho – pode reutilizar um de grão ou azeitonas – coloque uma parte de vinagre de sidra para três partes de água. Deixe o “ambientador” na cozinha, perto da janela, da fruteira e do fogão. Também pode usar esta mistura noutras divisões da casa.

Atenção à limpeza

É muito importante ter atenção à limpeza das bancadas e de todos os recantos da cozinha. Pode utilizar um detergente caseiro feito com vinagre de limpeza e água para higienizar as bancadas. Certifique-se que não acumulam restos de comida e outros resíduos orgânicos que possam chamar à atenção de mosquitos. Confira a fruta que tem na sua fruteira e consuma rapidamente a que está mais madura para evitar as moscas. Limpe os excessos de água e deite o lixo fora diariamente ou no máximo de dois em dois dias.

Faça um repelente natural

Tudo o que precisa são frutas cítricas, como limão e lima e cravinhos-da-índia. Depois, deve cortar o limão em metades, espetar os cravos-da-índia e deixar na cozinha até as moscas afastarem-se. Logicamente que esta é uma solução a curto prazo, já que o limão irá apodrecer estando em contacto com o ar. Assim deve substituir a receita assim que começarem a aparecer os primeiros sinais de decomposição.

Coloque rede mosquiteira nas janelas

Esta solução acaba por ser mais adequada para moscas ao invés de mosquitos. Por vezes, mesmo com a limpeza doméstica em dia e todas as precauções tomadas, os insetos teimam em entrar em casa. Isto acontece, principalmente, em habitações mais baixas – R/C, 1º andar – que estejam localizadas em zonas quentes, humidas e com muita vegetação à volta. Assim, para evitar que os bichos desagradáveis lhe entrem em casa, pode instalar redes mosquiteiras em todas as janelas (não só da cozinha). Desta forma, não correrá o risco de passar o dia de janela aberta e de lhe entrarem novos habitantes pela casa a dentro.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 07 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo