Lifestyle

Cozinha: como cuidar de tábuas de madeira

Cuidados a ter com tábuas de madeira

Quer seja um cozinheiro para todas as horas ou apenas de ocasião, por certo terá na bancada da sua cozinha uma ou mais tábuas de madeira para facilitar a sua vida na hora de preparar os alimentos das suas receitas ou de servir à mesa as iguarias. É uma peça fundamental em qualquer cozinha e apesar de resistente, nem sempre lhe são facultados os devidos cuidados para a manter limpa, higienizada e apelativa, tal como a trouxe da prateleira da loja. A madeira é um material permeável, o que significa que através dos seus poros absorve todos os líquidos que nela assentam, sejam eles água, sangue ou sucos de carnes e outras demais proteínas. Isto significa que é muito importante cuidar das suas tábuas de madeira, para que estas não criem colónias de germes. A limpeza e manutenção deve ser feita de forma regular, para evitar a contaminação e prolongar a vida das suas tábuas. Para isso, deixamos-lhe algumas dicas a que deve ter em conta na hora de tratar das suas madeiras. Ora veja.

Diga não ao detergente

Os detergentes são produtos químicos bastante abrasivos para a madeira. Assim, deve evitar o seu uso ao máximo, avaliando o nível de sujidade da superfície. A não ser que nela tenha cortado proteínas animais, alho, cebola e outros alimentos com sucos e cheiros persistentes, basta passar um pano de microfibras húmido na sua tábua para retirar a sujidade.

Faça uma limpeza a fundo

Esta deve ser feita, pelo menos, uma vez por mês para prolongar a vida das suas tábuas. Como já referimos, os detergentes devem ser evitados a todo o custo, por isso, uma ótima forma de higienizar e desinfetar a madeira é fabricando um detergente caseiro. Basta espalhar um pouco de sal grosso pela superfície com a ajuda de uma metade de limão.

Veja também: Detergentes caseiros: receitas e utilizações

Hidrate a sua tábua de madeira

A hidratação deve ser feita uma vez por mês, preferencialmente após a limpeza a fundo. Existem vários produtos no mercado indicados para fazer a hidratação de tábuas de madeira. Há quem fabrique soluções caseiras, com óleos vegetais e alimentares, mas o ideal será investir num óleo mineral próprio para hidratar o material. Este deve ser espalhado por toda a superfície, incluindo bordas, e dependendo do produto que adquira, poderá ter de o deixar na tábua entre 2 a 8 horas, para que este seja impregnado, realçando a cor natural e criando uma barreira para micro-organismos. Ao fim deste tempo, deve passar um pano húmido para retirar qualquer excesso de produto. Depois de hidratada, resta passar-lhe uma cera para garantir a impermeabilidade.

Evite a água quente

Na verdade, deve evitar ao máximo qualquer tipo de água nas suas tábuas de madeira, mas em especial a água a elevadas temperaturas. Isto porque a água quente pode acabar com a camada protetora do material, fazendo que o mesmo absorba os líquidos mais facilmente e abrindo caminho para a formação de germes.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 12 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo