Decoração

7 plantas para ter em casa e que diminuem humidade

Plantas que diminuem humidade em casa

Há várias plantas que podem ser essenciais na criação de um microclima mais adequado dentro de uma casa. Não substituindo outros cuidados a ter com a humidade, estas 7 plantas podem ser uma mais-valia para o conforto, o aroma e a beleza de uma casa. 

Lírios-da-paz

O seu efeito anti humidade é de tal forma reconhecido que decoradores aconselham a que seja colocado numa casa de banho. Absorve os excessos de humidade e o mofo. É muito fácil de manter e quase dispensa a luz solar. 

Cafeeiro

Exige alguns cuidados com a luz, nem muita nem pouca, e exige uma rega regular. Para o efeito que pretendemos, diminuir a humidade numa casa, convém que a planta seja já robusta – já tenha folhas e não demasiado jovem. Além de absorver a humidade ainda deixa um odor agradável na casa.  

 

Myrtaceae Myrta Comum

Muito ricas em óleos essenciais utilizados em perfumaria e farmácia, tal como os lírios-da-paz, as Myrtas não apenas mantêm um microclima equilibrado dentro de casa como ainda patrocinam a absorção da humidade e as partículas emitidas pelas suas folhas matam bactérias presentes no ar.  

 

Loureiro

Como outras plantas subtropicais, o loureiro adora o ar húmido e aguenta-se bem na semi-sombra. Mesmo sendo regulamente regada, com água morna, ela faz o seu papel de absorver a humidade que se encontra no ar. Além de ajudar a manter um microclima, ainda pode servir para utilizar algumas das suas folhas em cozinhados. 

 

Limoeiro

É uma planta e uma árvore de fruto, e logo de um fruto cheio de propriedades (especialmente potássio, vitamina C e antimicrobianas). Gosta de sol, enche o ar com o seu cheirinho e, essencial para a nossa lista, absorve o excesso de humidade em seu redor.  

 

Samambaia

É outra das plantas que se pode pendurar e uma das primeiras opções em jardins verticais. A Samambaia não exige uma pode frequente e as suas folhas crescidas são excelentes absorventes da humidade do ar. É catalogada como tendo também capacidade de segurar outras impurezas da casa. 

 

Clorofito

As suas longas e arqueadas folhas fazem dela uma bela planta ornamental. Conseguem absorver, removendo do ar, uma boa parte das toxinas que existem no ar num par de dias, nomeadamente o mofo e a humidade. Penduradas criam um efeito campestre à sua habitação. 

Podem e devem ainda ser consideradas as palmeiras, que prosperam em zonas húmidas pois conseguem absorver a humidade que existe no ar, e também absorvem poluentes atmosféricos, as Tillandsia, que carecem de terra e alimenta-se dos nutrientes que existem no ar e as heras (Hedera Helix), muito boas para absorver a água em forma de vapor e que pode ajudar na absorção do mofo e até dos xixis dos animais de estimação. 

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Veja também:

Ultima actualização: 25 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo