Lifestyle

Como escolher a lareira ideal

Como escolher a lareira para este Inverno

O tempo frio chegou e com ele a vontade de rodear uma lareira para se aquecer. Nem todos os imóveis dispõe deste apetrecho mas a verdade é que cada vez é mais fácil proceder à instalação deste tipo de fonte de calor. Se ainda não dispõe de uma lareira na sua casa mas pensa em instalar uma este artigo é para si. Nele explicamos a diferença entre uma Lareira e uma Salamandra e mostramos-lhe alguns tipos de aparelhos que pode encontrar à venda no mercado.

Procura uma casa nova? Consulte aqui todos os imóveis com lareira para comprar através do Imovirtual

Diferença entre Lareira e Salamandra

Antes de lhe falarmos dos tipos de lareira existentes no mercado, vale a pena abordar as diferenças e semelhanças entre uma lareira comum e uma salamandra. Certamente que já ouviu falar deste conceito e embora, o objetivo final das salamandras seja aquecer um quarto ou uma sala de estar tal como uma lareira, a diferença está na forma como o faz.

As salamandras são práticas e eficientes, sendo que a maioria delas utiliza pellets ou lenha como combustível. A nível de dimensão, são mais pequenas que uma lareira mas o seu rendimento é superior por se tratar de sistema de contenção de calor e energia. São mais compactas, fáceis de instalar e obrigam a menos manutenções e limpezas.

No que toca às lareiras comuns, a sua performance depende do tamanho e quanto maior forem mais caras serão. Esta é apenas uma das desvantagens das lareiras, que também perdem para as salamandras no campo da produção do calor. Por serem abertas, há muito calor que é desperdiçado, indo pela chaminé acima. Além do mais, as lareiras são mais propícias a acidentes, tais como queimaduras.

Por conta destes entraves, surgiram as lareiras modernas, que podem ser alimentadas tanto a lenha como a pellets. São constituídas por uma base, um recuperador e uma chaminé, um sistema que rentabiliza o calor gerado pela combustão.

Neste artigo entramos em pormenor sobre 4 tipos de lareira.

Tipos de Lareiras

tipos de lareiras

Lareira a Gás

Por oferecem gás canalizado propano ou natural, este tipo de aparelho é muito comum de se ver nos apartamentos de cidades. As Lareiras a Gás são uma opção bastante eficiente para aquecer a casa e além do mais, são economicas, confortáveis e fáceis de limpar. Pode escolher entre modelos com ou sem chaminé, sendo que em qualquer um deles, a perda de calor é mínima. Uma das vantagens destes aparelhos é que não necessita de ter um lugar para guardar os materiais de combustão. Todavia, é necessário reter que terá de fazer inspeções regulares para garantir o bom funcionamento deste aparelho e anular a possibilidade de fugas de gás. Note ainda que, a temperatura máxima do aparelho também tem um limite por metro quadrado e deve ser respeitada.

Lareira Elétrica

Parecem verdadeiras, mas a verdade é que não passam de uma ilusão. Aliás, existem modelos que até podem funcionar só com uma imagem de fogo e de lenha a crepitar, sem emanar qualquer tipo de energia. As Lareiras Elétricas geram calor a partir da ventilação de ar quente, sendo possível controlar o nível do calor e da chama com um comando à distância, tal como com um televisor. A sua instalação não poderia ser mais simples: basta ligar a uma tomada elétrica et voilá. A nível de segurança são bastante fidedignas já que não existe inalação de fumos e o risco de incêndio é reduzido. Não obrigam a manutenção, chaminé e limpeza e pode instalar estes eletrodomésticos de diferentes formas: embutidos na parede, suspensos ou portateis para mover por toda a casa. Mas apesar de todas estas vantagens, a verdade é que a nível de consumo são muito mais dispendiosas do que uma lareira tradicional.

Lareira a Lenha

Os amantes do contacto com o fogo vão certamente adorar esta opção que oferece o pacote completo: cheiros, sons e calor. As Lareiras a Lenha são, tal como o nome indica, alimentadas a madeira, que proporciona um local acolhedor, confortável e que transforma os ambientes, remetendo para o passado. Como já referimos, têm a desvantagem de parte do calor sair pela chaminé, sendo que muitas vezes é aplicado um recuperador de calor para evitar este gasto desnecessário. Devem ser alimentadas a madeira seca, sendo que são especialmente economicas e ecológicas para as pessoas que vivem no campo, já que conseguem encontrar matérias primas gratuitas. Para quem vive na cidade, a solução é recorrer a um fornecedor. São mais difíceis de limpar que todas as opções já apresentadas, sendo que a sua higienização deve acontecer após cada utilização para evitar maus cheiros. Há que ter outras precauções com as Lareiras a Lenha, particularmente no que respeita ao local onde vão ser instaladas – em divisões amplas e bem arejadas – e á existência de uma chaminé, que deve ser inspecionada todos os anos para garantir a segurança da lareira.

Lareira a Pellets

Modernas, ecológicas, eficientes e económicas, as Lareiras a Pellets são a escolha de muitos portugueses. Muitas delas são esteticamente aprazíveis, podendo incorporar-se em todo o tipo de decoração. Os pellets nada mais são do que uma fonte de biocombustível, provenientes do aproveitamento de restos da industria de transformação da madeira. Esta matéria prima faz com que este tipo de lareira seja económico, pouco poluente, além de produzirem muito calor e oferecem uma baixa taxa de humidade. A sua limpeza é muito simples, já que os pellets acabam reduzidos a cinzas e não obrigam à instalação de chaminé, aquecendo de forma eficiente qualquer divisão da casa.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 17 dezembro 2021
Botão Voltar ao Topo