Lifestyle

As ruas mais emblemáticas do Porto

As ruas mais emblemáticas do Porto

A paisagem do Rio Douro até pode ser o postal de visita do Porto, mas a verdade é que um pouco por toda a cidade, várias são as ruas com uma aura e arquitetura tipicamente portuenses e muitas estórias e segredos prontos a serem descobertos. A par disso, é impossível ficar indiferente à hospitalidade das gentes da terra e à mística do Porto, que convidam qualquer um a ficar. Se está a pensar visitar a Invicta ou a ponderar mudar-se para lá, vai querer conhecer os seguintes arruamentos para não perder pitada.

Rua de Santa Catarina

É conhecida pela sua forte associação ao comércio que começou na década de 70, quando as lojas de pronto a vestir, as sapatarias, os pequenos restaurantes e as várias confeitarias começaram a surgir ao longo do arruamento. Atualmente, a maioria do percurso da Rua de Santa Catarina pode ser feito a pé, o que proporciona uma experiência única. Por lá é possível contactar com o tradicionalismo portuense e a internacionalidade dos turistas que enchem as ruas da cidade. Além do enorme volume de lojas e restaurantes, a Rua de Santa Catarina esconde dois ex-líbris de paragem obrigatória: a carismática Capela das Almas e o memorável Café Majestic.

Encontre aqui os imóveis disponíveis na Rua de Santa Catarina

Rua de Cedofeita

Com 840 metros de extensão, a Rua de Cedofeita é mais um dos arruamentos do Porto com uma forte ligação ao comércio do retalho, não fosse esta a casa da famosa e extinta loja de brinquedos “Bazar dos Três Vintens”, que ainda preserva a sua placa de identificação. Inaugurada em 1762 sob o nome de Rua da Estrada, esta artéria tinha como principal objetivo conectar a parte alta da cidade à zona ribeirinha. Mais tarde, foi renomeada como Rua de Cedofeita, em homenagem à Igreja de São Martinho de Cedofeita, a mais antiga do Porto. Hoje, ainda preserva os edifícios de dois a quatro andares com varandas nos pisos superiores e montras voltadas para a rua, embora novas construções tenham vindo a surgir. Ao longo dos anos, várias personalidades habitaram esta parte da cidade, como é o caso do Rei D. Pedro IV e da escritora, crítica literária e primeira mulher a lecionar numa universidade portuguesa, Carolina Michaelis.

Encontre aqui os imóveis disponíveis na Rua de Cedofeita

Rua das Flores

Edificada pelo rei D. Manuel I, responsável pela expulsão dos Judeus de Portugal em 1496, este arruamento situa-se num antigo campo onde existiam flores – daí a origem do seu nome. Ainda que o seu principal objetivo de construção tenha sido a vontade de aliviar o tráfego da Rua da Bainharia, que lhe é paralela, a Rua das Flores acabou por vir ligar vários monumentos religiosos, servindo assim os interesses da monarquia portuguesa, que procurava reafirmar o poder da Igreja Católica. Cedo, a rua começou a ser associada aos mercadores, em especial aos ourives. Na última década, a Rua das Flores sofreu obras de reabilitação e tornou-se numa rua exclusivamente pedestre, o que contribuiu para o aumento da sua popularidade.

Encontre aqui os imóveis disponíveis na Rua das Flores

Rua de São João

O seu nome não deixa margem para dúvidas: batizada em homenagem a São João, este arruamento enche-se de gente na véspera de 24 de junho, o dia de celebração do Santo padroeiro da cidade. Edificada por João de Almada, o grande obreiro da cidade do Porto, a Rua de São João liga o Rio Douro à Rua dos Mercadores, estando por isso localizada numa das principais artérias da cidade: a ribeira.

Encontre aqui os imóveis disponíveis na Rua de São João

Avenida da Boavista

É uma das maiores ruas do Porto – conta com 5,5 quilómetros de extensão – e uma das principais artérias da cidade, que une o passado e o presente. A sua origem remota a meados do século XIX e já nessa altura era considerada uma das zonas mais nobres, muito por conta dos palacetes erigidos pelas famílias mais ricas do Porto, em especial os emigrantes que tinham feito fortuna no Brasil. Hoje ainda é possível encontrar essas infraestruturas ao longo da Avenida da Boavista, mas a sua função perdeu-se no tempo. Atualmente, alberga vários edifícios de escritórios, lojas, restaurantes, cafés e hotéis, numa paisagem onde se misturam influências de várias épocas. Tem como principais pontos de interesse a Casa da Música, o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular e o Parque da Cidade.

Encontre aqui os imóveis disponíveis na Avenida da Boavista

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Descubra mais sobre o Porto em:

Ultima actualização: 07 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo