Imobiliário

A importância das visitas virtuais para a promoção de imóveis

A importância das visitas virtuais para a promoção de imóveis

Por força das circunstâncias atuais, as Visitas Virtuais têm-se tornado cada vez mais fundamentais para o sucesso da promoção dos produtos imobiliários, mas a verdade é que esta ferramenta já era utilizada pelos Consultores Imobiliários de forma discreta, para personalizar e profissionalizar os seus anúncios. É importante perceber que este instrumento não substitui de modo algum outros meios de divulgação dos imóveis como a fotografia, o vídeo ou mesmo as visitas presenciais. Todavia, apresenta-se como mais uma forma qualificada que os profissionais têm para mostrar aos potenciais clientes as suas angariações.

David Rufino, co-founder da Whitebalance, uma empresa especializada em serviços de fotografia, vídeo, edição de fotografia e realidade virtual/visitas virtuais, explicou no Aproximocast que as Visitas Virtuais devem ser usadas pelos Consultores como forma de introdução do imóvel aos seus clientes. “A visita virtual deve ser utilizada para eu, Consultor, fazer a visita juntamente com o meu cliente. Posso simplesmente publicar o link no anúncio e a pessoa se quiser que vá à procura. Mas temos de perceber que o meu cliente comprador pode não ser tão expedito a usar computadores ou tablets. Por isso, o primeiro conselho que damos é sempre marcar a visita [virtual] com o cliente”, clarifica.

No fundo, o objetivo será o Consultor Imobiliário efetuar o mesmo acompanhamento personalizado ao potencial comprador que faria numa visita presencial, mas aplicada ao contexto virtual. Através de reuniões de Zoom ou Skype onde o profissional pode partilhar o ecrã com o cliente e mostrar-lhe todos os detalhes da casa. Isto porque como o CEO da Whitebalance explica, as Visitas Virtuais permitem uma navegação “através de toda a casa” sendo possível “entrar em todos os compartimentos, ver a planta, o modelo da casa e inclusivamente fazer medições”. Imagine que o cliente tem uma chaise-longue com 2,5m: é possível medir o espaço de uma casa através desta tecnologia para confirmar se a mobília cabe efetivamente na divisão a que está destinada. Assim, o Consultor tem a oportunidade de mostrar todas as especificidades do imóvel ao cliente, mesmo à distância.

Outra das vantagens que as visitas virtuais conferem aos Consultores é a poupança de tempo. “Imaginemos que além daquela casa que o cliente quer ver, o Consultor tem mais 2 ou 3 angariações de imóveis que [lhe] pretende mostrar. Não só consegue efetuar visitas numa altura em que não conseguimos sair com a liberdade que tínhamos aqui há uns tempos atrás, [já que] a mobilidade está reduzida, mas consegue mostrar as várias oportunidades de negócio [que tem] sem se deslocar”, salienta David Rufino, acrescentando que “a poupança em termos de custos de deslocação, tempo, estacionamento e combustível, deve ser tida em conta”.

Além disso, depois de feito o acompanhamento inicial, o Consultor pode enviar os links dos imóveis ao cliente, que já consegue navegar sozinho pelos anúncios, o que por si só também constitui mais economia no tempo do profissional. David Rufino acredita que as vistas virtuais ajudam a que “os clientes possam visitar a casa sempre que quiserem e o Consultor possa estar dedicado a fazer aquilo que melhor faz: angariar e vender outros imóveis [enquanto] os clientes continuam a visitar”. Também a possibilidade de construção de portfólio, para mostrar trabalhos a futuras angariações, é um ponto a favor desta ferramenta.

Por todos estes fatores, estima-se que a tendência de utilização das Visitas Virtuais no Mercado Imobiliário cresça, mesmo que as medidas de restrição abrandem e que regressemos à normalidade. Atualmente, o Imovirtual dispõe desta ferramenta nos seus anúncios. Desde o início do ano 2020, surgiram 10 vezes mais anúncios com visitas virtuais que geraram uma maior quantidade de leads do que os anúncios sem esta componente. Por isso, em abril passado, o Portal de Referência Imobiliária em Portugal estabeleceu uma pareceria com a Whitebalance para oferecer preços especiais aos profissionais serviços da empresa. Para aderir ao serviço basta contactar através do e-mail imopro@whitebalance.pt ou do número 915 132 820.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 11 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo