Imobiliário

Programa de Arrendamento Acessível: Matosinhos irá ter novos imóveis

Programa de Arrendamento Acessível: Matosinhos irá ter novos imóveis

No seguimento do Programa de Arrendamento Acessível lançado pelo Governo, novos imóveis serão construídos no Concelho de Matosinhos.

Conheça os novos apartamentos em Matosinhos aqui.

O Programa de Arrendamento acessível, tem por objetivo alargar a oferta de imóveis com preços compatíveis com o rendimento das famílias. Se não fosse assim, dificilmente estas famílias conseguiriam aceder a uma habitação adequada em função dos seus rendimentos.

E para que o Programa se torne possível no Concelho de Matosinhos, a MatosinhosHabit e o Instituto de Habitação e Reabitação Urbana (IHRU), assinaram um protocolo que viabiliza a cedência de terrenos municipais para a construção de novos imóveis.

Programa de Arrendamento Acessível em Matosinhos

A proposta do protocolo de colaboração entre o município de Matosinhos e o IHRU foi aprovada pela Câmara no dia 17 de novembro de 2020.

Segundo o administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, “Este acordo vai possibilitar a promoção de empreendimentos habitacionais que irão dotar o concelho matosinhense de um maior número de habitações a preços acessíveis para todos. É a persecução de uma política habitacional que visa encontrar soluções inovadoras que respondam às grandes necessidades da população de Matosinhos”.

O Concelho de Matosinhos tem procurado responder de forma justa a todos os cidadãos do município com dificuldades em obter uma residência. Para tal, tem contado com o apoio da MatosinhosHabit, responsável pela gestão do parque municipal de Matosinhos.

MatosinhosHabit parceira do município de Matosinhos

A MatosinhosHabit, apoia o Município tanto na implementação de estratégias e programas, bem como no acompanhamento de todos os processos que envolvem encontrar a melhor solução habitacional para os residentes locais.

A empresa municipal, MatosinhosHabit, sublinha ainda, que, pelo fato da autarquia da cidade ser a proprietária dos solos afetos à promoção de habitação, “estão reunidas as condições que vão possibilitar a disponibilização de soluções habitacionais às famílias que enfrentam dificuldades de acesso à residência”, nomeadamente “nos territórios de grande pressão urbana, como é o caso de Matosinhos”.

Com mais de 20 anos de atividade ao serviço público, a Empresa Municipal MatosinhosHabit, tem como Missão, providenciar habitação digna para todos os

cidadãos de Matosinhos. Portanto, este acordo de colaboração assinado com o IHRU, é mais uma forma de se manter fiel aos seus objetivos.

Programa de Arrendamento Acessível – PAA

O Programa de Arrendamento Acessível – PAA, promove o equilíbrio entre proprietários e os arrendatários que obtêm acesso a habitação com valores mais acessíveis e mais compatíveis com os seus rendimentos habituais.

No fundo, os proprietários podem assim colocar os seus imóveis no mercado de arrendamento a preços mais reduzidos, obtendo em contrapartida isenções fiscais, tais como IRC e IRS.

Este programa tem permitido a muitas famílias ter acesso a habitação e colocado ordem e alguma segurança na forma como os senhorios também ficam salvaguardados.

Neste caso, será a MatosinhosHabit que toma a iniciativa de construir estes imóveis, enquanto que beneficia igualmente dos terrenos cedidos pelo município de Matosinhos para o efeito.

Em último caso, será a população de Matosinhos, com rendimentos mais reduzidos que verão agora uma melhor oportunidade de obterem uma habitação condigna e dentro das suas possibilidades financeiras.

Partilhe este artigo com seus amigos e familiares e ajude a divulgar esta excelente iniciativa.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 22 julho 2021
Botão Voltar ao Topo