Imobiliário

Comprar ou arrendar um T0: conheça todas as vantagens

Comprar ou arrendar um T0: conheça todas as vantagens

Com o aumento dos valores de compra e arrendamento das casas, muitas pessoas têm que fazer opções. Uma delas passa por escolher uma casa mais pequena. Essa é uma das razões que pode levar alguém a optar por comprar ou arrendar um T0. No entanto, viver num apartamento de uma única divisão tem outras vantagens. Quer saber quais?

O que é exatamente um T0?

Na designação da Tipologia das casas o “T” refere-se ao número de quartos de dormir. Assim, um T0 é uma habitação com apenas uma divisão. No mesmo espaço condensa-se a sala, o quarto e a cozinha. Apenas a casa de banho será uma divisão à parte. 

T0 em Lisboa para arrendar

Quais as vantagens de viver num T0?

São vários os aspetos positivos de viver num espaço tão condensado. Compilámos as diversas opiniões e fizemos uma lista das 8 principais vantagens:

  1. Menor custo

Esta parece evidente. Quanto menor a casa, mais baixo o preço. Por outro lado, pode também optar por gastar tanto como gastaria numa casa maior, mas usufruir de acabamentos superiores e mais modernos ou de uma melhor localização, por exemplo.

  1. Menos custos de climatização

Tendo um espaço pequeno, todos os custos passam a ser proporcionais: muito mais barato de climatizar, quer com aquecimento, quer com ar condicionado. Numa altura em que os preços do gás e eletricidade estão a disparar, esta é sem dúvida uma questão a favor.

  1. Mais fácil de limpar e manter

Limpar e manter um T0 é muito mais fácil. O espaço pequeno torna a tarefa mais rápida. Pode tornar-se tão rápido que dispensa contratar um serviço de limpeza, o que poderia ter que fazer se tivesse uma casa grande.

  1. Menos custos com mobílias e decoração

Vai precisar de muito menos mobílias do que num apartamento maior. Pode poupar bastante neste item. Se gostar de peças caras e de design será mais fácil fazer uma extravagância porque vai poupar na quantidade… pode apostar na qualidade. 

  1. Menos tendência para acumular

Numa casa de apenas uma divisão não vai haver possibilidade de acumular tralha. Vai obrigá-lo a ser muito mais criterioso com os objetos que mantém e mais organizado e criativo com as soluções de arrumação. Vai acabar por gastar menos dinheiro em roupa, decorações e outros objetos supérfluos. É uma oportunidade para uma vida mais minimalista. 

  1. Sobra mais dinheiro para gastar consigo

Já vimos que vai poupar de diversas formas: na renda, nas mobílias, na energia, nos custos de manutenção… toda esta poupança vai traduzir-se em mais dinheiro para gastar consigo próprio em viagens, saídas e programas fora de casa

  1. Vai motivá-lo a sair mais de casa

Viver sempre na mesma divisão torna-se aborrecido. Se tiver um T0 vai provavelmente ter mais vontade de sair de casa, passear ao ar livre, combinar encontros com os amigos. Acabará por animar a sua vida social  

  1. É uma opção eco-friendly

Ao ter um espaço menor vai poupar energia e recursos naturais. Está a perguntar-se como? É simples: menos eletricidade, menos água, menos matérias primas gastas nos mais diferentes objetos e artigos de casa. Uma vida mais simples, com menos consumo e mais amiga do ambiente.

Vantagens de viver num t0

Quer arrendar um T0 em Lisboa, por exemplo? Veja aqui as opções disponíveis no Imovirtual. Se pretender comprar um T0 em Faro, por exemplo, tem aqui as opções do momento. 

No Imovirtual pode selecionar exatamente o que pretende e vai encontrar todas as hipóteses existentes no mercado. Escolha o tipo de negócio (compra ou arrendamento), localização e tipologia e depois é só escolher o que lhe interessa.

Ultima actualização: 21 outubro 2022
Botão Voltar ao Topo