Imobiliário

O que são casas contentores

As casas modulares estão a ganhar terreno no setor da construção e as casas contentores estão entre as diversas opções deste tipo de habitação. Mas o que são casas contentores? Tal como o nome indica são casas feitas a partir de contentores de transporte marítimo. Desengane-se quem pensa que estas casas são simples caixotes sem nenhuma estética. É surpreendente o resultado que se consegue obter com a recuperação e adaptação destes enormes caixotes metálicos. 

E se este assunto lhe despertou a atenção podemos adiantar que já existem várias empresas a construir casas com contentores em Portugal

Leia este artigo e conheça as possibilidades, vantagens e desvantagens de construir uma casa contentor.

Construção mais rápida e mais barata

Uma das maiores vantagens das casas contentores é a rapidez de execução. Apesar de ser necessário proceder a vários trabalhos de isolamento e transformação, ainda assim, o tempo de construção não se pode comparar à construção tradicional em alvenaria. 

Naturalmente que o menor recurso de mão de obra, e alguma poupança de materiais de construção, tornam o valor destas habitações consideravelmente mais acessível. Como em qualquer construção, também aqui serão os acabamentos a determinar o maior ou menor peso orçamental na construção de uma casa deste tipo. 

Praticamente indestrutível

Há que lembrar que os contentores de transporte marítimo são construídos de forma a resistirem a longas viagens de navio, atravessando as maiores intempéries, como água, temperaturas extremas, cargas e descargas em diversos portos. São, por isso, extremamente resistentes, em casos de tremores de terra e outras catástrofes naturais. Pode dizer-se que deste ponto de vista são praticamente indestrutíveis.

No entanto, é preciso realçar que os contentores não foram concebidos com o intuito de se tornarem habitações, pelo que, para que possam transformar-se em casas confortáveis e duradouras, exigem que todos os cuidados na conversão para casas sejam respeitados. É essencial que este trabalho seja levado a cabo por equipas de profissionais com experiência. 

Também a manutenção é bastante importante. Sendo feitas de metal, existe o risco de desenvolverem ferrugem. É necessário ter os devidos cuidados para que este desgaste seja detetado e reparado atempadamente, antes de se tornar um problema mais difícil de resolver. 

Modulares e transportáveis

A frase “andar com a casa às costas” pode ser literalmente real no caso das casas contentores. Tratando-se de um contentor de transporte, é possível mudar a localização da sua casa, se for necessário. 

Outra das vantagens é poder construir a casa com o número de contentores que for necessário. Não precisa de se limitar aos 30 metros quadrados standard de um contentor normal. Pode conjugar diversos módulos, inclusivamente em altura, sendo possível contruir um duplex.

Decoração de casas contentores

Quais as desvantagens das casas contentores?

Apesar de terem inúmeras vantagens, as casas construídas a partir de contentores marítimos não deixam de apresentar algumas desvantagens:

  • Falta de flexibilidade na arquitetura – Embora possa combinar mais do que um contentor, este tipo de casa não tem enormes possibilidades em termos de design. Há limitações decorrentes do formato fixo dos contentores. Para quem privilegia a originalidade na arquitetura, esta pode não ser a melhor opção;
  • Isolamento térmico – Os contentores são enormes caixas feitas de aço e, como tal, conduzem muito bem o calor e o frio. Para que o ambiente interior seja agradável, tem que ser feito um bom trabalho de isolamento. Além de ter um custo elevado, este isolamento vai também roubar espaço útil no interior do espaço;
  • Ferrugem – Os contentores são feitos em aço pelo que ganham ferrugem. Além de ser necessário verificar cuidadosamente em que condições se encontra o metal, antes da construção, depois a manutenção não pode ser descurada. Só dessa forma de mantém bonito e em boas condições.
Ideias para casas contentores

As casas contentores precisam de licenciamento de construção?

A construção destas casas obedece exatamente aos mesmos passos de aprovação de projeto e licenciamento de construção que qualquer outro tipo de obra. 
Tal como acontece no caso de uma construção tradicional, também para colocar uma casa contentor num terreno, terá que primeiro verificar, junto da autarquia, se este tipo de habitação é permitido. Assim, antes de investir num terreno, não deixe de solicitar um Pedido de informação prévia junto da respetiva Câmara Municipal. Este documento contém toda a informação sobre o que é possível construir, e em que moldes, nesse espaço.

Depois de adquirido o terreno para construção, deve submeter à Câmara o projeto de arquitetura. Este inclui: memória descritiva, plantas, cortes, alçadas, entre outras coisas. Quando o projeto estiver aprovado, terá que apresentar os projetos de especialidades: distribuição eléctrica, a instalação do gás e esgotos. Só após ser emitida a aprovação dos projetos de especialidades, a Câmara concede a licença de construção.
Uma vez concluída a obra, precisará ainda da licença de habitação. Esta será emitida após a respetiva vistoria à obra.

Se investir numa casa feita com um contentor lhe parece uma ideia tentadora, aconselhamos que consulte várias empresas para conhecer os pormenores de construção, exemplos de casas já construídas e, claro, os preços. Numa pesquisa pela internet não vai ter dificuldade em encontrar vários contactos de empresas especializadas neste tipo de construção, de norte a sul do país.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo