Imobiliário

ImoExplica: O que é um Levantamento Topográfico?

O que é um Levantamento Topográfico?

Se está à procura de informações para o ajudar no processo de construção da sua casa, é importante tomar conhecimento da relevância do Levantamento Topográfico. Trata-se do primeiro passo no início de uma obra e consiste na localização e mapeamento gráfico da planimetria e altimetria de um terreno. De acordo com António Morgado, topógrafo certificado, um Levantamento Topográfico pode representar “uma parcela de terreno ou um conjunto de parcelas conforme a necessidade e o contexto da sua utilização futura”.

Assim, o Levantamento inclui tudo “o que existe no local e sua envolvente”, como estradas, ruas, postes, caixas de saneamento, construções, marcos de limite, entre outros. “Serão ainda representados linhas de água, taludes, declives e toda a altimetria em pormenor referente à escala que será representado o respetivo Levantamento, bem como a modelação digital do terreno em altimetria com curvas de nível ao pormenor da escala”, acrescenta o topógrafo.

O profissional explica que um Levantamento pode ser realizado a várias escalas (1/1000, 1/500, 1/200, 1/100) dependendo dos casos. “As escalas aumentam ou diminuem conforme o tamanho dos terrenos e seu pormenor de exigência”, clarifica António Morgado. Para cartografarem os elementos do terreno, os topógrafos recorrem a “Estações Totais e GPS de geodesia e topografia”, bem como a “outros equipamentos específicos” para o efeito.

 

Para que serve?

“Todo e qualquer projeto de construção de maior ou menor dimensão terá obrigatoriamente de ter um Levantamento Topográfico para seu sustento técnico e informação necessária quer aos técnicos quer às entidades publicas”, explica António Morgado. Este estudo é usado “em todos os projetos e correções de áreas de prédios rústicos ou urbanos”. É também importante para o registo do terreno no cartório, para efetuar os devidos trabalhos no local da obra e para solicitar licenciamento camarário. “Os Levantamentos Topográficos são peças obrigatórias nos licenciamentos de construções nos Municípios e terão que ser georreferenciados no Datum etrs89”, específica o profissional.

Em suma, o Levantamento Topográfico é utilizado para:

  • Identificar as condições existentes e reconhecer quaisquer problemas num terreno;
  • Delimitar os terrenos urbanos e rústicos;
  • Implementar e marcar eventuais obras (moradias, estradas, saneamento, loteamentos, pontes, linhas elétricas e muitas outras);
  • Providenciar aos engenheiros e arquitetos as necessárias informações para o sucesso dos projetos;
  • Facilitar o proprietário nas questões legais, como o registo e licenciamento do terreno.

                         

O que contém?

Dependendo do profissional que realizar o Levantamento Topográfico e da finalidade do mesmo, a informação no documento poderá ser mais explícita ou não. Na generalidade, pode esperar os seguintes detalhes no relatório:

  • Limites do Terreno;
  • Morfologia do terreno designada por cotas e curvas-de-nível;
  • Localização de construções vizinhas;
  • Identificação de zonas arbóreas;
  • Referência a infraestruturas como água, saneamento, telefones, eletricidade, pluviais);
  • Reconhecimento de estradas e caminhos.

 

Por quem pode ser realizado?

Os topógrafos são os técnicos habilitados para elaborarem um relatório topográfico. Cabe à Direção Geral do Território certificar e autorizar os profissionais para o exercício da profissão. Por isso, se está à procura de um técnico para realizar serviços num lote de terreno, pode sempre contratar um profissional em nome individual ou optar por uma entidade coletiva.

 

Quanto custa?

O custo varia consoante o terreno a cartografar, o seu tamanho, o local do país, bem como a entidade ou topógrafo escolhido. Assim deve consultar um profissional e solicitar-lhe um orçamento mediante as suas necessidades.

 

Fonte: António Morgado Topógrafo, DGT

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 02 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo