Imobiliário

Entre no mundo das casas modulares

Tudo sobre casas modulares

A imagem que muitos portugueses ainda têm das casas modulares é a memória das casas pré-fabricadas com o desenho básico, roubado ao imaginário infantil.

Contudo, as casas modelares evoluíram e há para todos os gostos e várias bolsas.

As casas modelares são habitações construídas numa fábrica, em módulos, e depois montadas no terreno do comprador. Este modelo de construção “pronto-a-vestir” permite várias alterações, adaptações e diferentes tipos de materiais – apesar de partirem dos desenhos-base que as empresas a operar no mercado disponibilizam. Uma das melhorias recentes, devido à evolução dos materiais utilizados (aço e madeira), é a disposição em mais de um andar.

Preço e rapidez de construção como vantagens

O preço e a rapidez de construção são outras das vantagens. As casas modulares, sendo montadas no local a partir de módulos pré-fabricados, escapam aos atrasos por causa da meteorologia, e outros, das casas tradicionais. Como são negociadas antecipadamente, o preço final é conhecido à partida e não sofre derrapagens orçamentais.

Quais os custos

O valor final varia consoante os materiais utilizados e os acabamentos, mas uma fonte do sector refere que o m2 custa cerca de 1.000 euros e alerta que um preço mais baixo indicia materiais fracos e módulos inacabados. Ao custo dos módulos devem ser somados os do terreno, da sua preparação e respetivas taxas municipais. Terrenos de mais difícil acesso e menos estáveis implicam preços mais elevados. No momento da compra também devem negociar-se os trabalhos de manutenção posterior e as garantias da qualidade do material.

Garantidas estas condições, as casas modulares oferecem uma durabilidade idêntica às de construção tradicional, sendo a construção mais rápida (um T2 pode demorar entre três e seis meses).

Aumentada e adaptada

Além de poder ser escolhida como num catálogo – material, cor, janelas, portas, divisões e alpendre –, a casa modular também pode facilmente ser aumentada e adaptada com mais uma divisão, com mais um módulo se por exemplo a família crescer.

Tal como acontece quando se pretende construir uma habitação de forma tradicional, uma casa modular exige igualmente um trabalho prévio de pesquisa, desde as taxas municipais ao terreno passando pelas empresas que vendem as casas pré-fabricadas ou modulares. Aqui deve ter em conta a sua certificação, para garantir a qualidade, a sua distância do local de implementação (o transporte é dispendioso) e a preparação do terreno onde a casa pré-fabricada será construída.

Para que o sonho de uma casa modular não caia por terra, devem ter-se em conta alguns entraves: seguros e crédito são mais difíceis de conseguir, a casa é paga na totalidade à partida e os preços dos sítios web são indicadores (devendo somar-se os já referidos custos acrescidos ao projeto)

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 01 julho 2021
Botão Voltar ao Topo