Imobiliário

ImoExplica: Como poupar na fatura da luz

Como poupar na fatura da eletricidade

A fatura da luz é uma das contas mais pesadas para o orçamento mensal dos portugueses e com o teletrabalho e o aumento do número de pessoas em casa, a conta tem tendência a ser mais elevada. Prova disso são os dados divulgados pela REN que traduzem o mais elevado consumo de energia elétrica de sempre no mês de janeiro de 2021. Um crescimento de 2,7% face a período homólogo, por conta do confinamento e das temperaturas baixas. Felizmente a chegada da Primavera e a reabertura do país vieram amenizar esta situação, mas nunca é tarde para começar a pensar em economizar alguns euros com esta fatura. A pensar nisso, reunimos algumas sugestões que pode começar a implementar em sua casa para tentar reduzir a despesa com este serviço.

  • Adira a uma tarifa bi-horária ou tri-horária e aproveite para fazer as suas máquinas da louça e da roupa (quando estiverem cheias) no horário noturno. Neste período, a eletricidade que usa é mais barata – geralmente, dentro do horário das 23H até às primeiras horas da manhã.
  • Evite o modo standby: além de não ser nada benéfico para os aparelhos, o constante estado de standby constitui um enorme gasto ao final do mês. Os equipamentos não estão verdadeiramente desligados, por isso, ainda que em menores quantidades, consomem energia que ao final do mês é taxada na fatura sem necessidade.
  • Escolha aparelhos LED, já que são mais económicos e conferem um gasto menor de energia. Troque as suas lâmpadas atuais por luzes LED e considere adquirir, eventualmente, um televisor que disponha do mesmo sistema.
  • Atenção às luzes desnecessárias: por vezes, com toda a correria do dia-a-dia, esquecemo-nos de apagar as luzes de certas divisões, como os halls de entrada ou as casas de banho. Crie o hábito de desligar as luzes sempre que sair de uma área da casa. Verá que ao final do mês esses precisos minutos vão fazer a diferença.
  • Pinte as paredes de tons claros: pode parecer estranho, mas paredes escuras absorvem a luz, enquanto as mais claras a refletem. Isso significa que às 20h00 de um dia de Verão pode já ter de acender as luzes se tiver uma pintura muito escura na sua sala, o que se traduz num gasto acrescido.
  • Use uma chaleira em vez do fogão, para aquecer água. Além de ser mais fácil e rápido, também irá poupar imensa e energia.
  • Invista em eletrodomésticos de classe A++ ou superior: É claro que a ideia não será deitar fora os seus equipamentos em perfeito estado para os substituir por novos aparelhos destas categorias. Isso representaria um gasto muito maior, além de ser uma opção pouco sustentável. Mas se está a precisar de comprar novos eletrodomésticos, considere aqueles que têm categoria A++ ou A+++, os mais eficientes, logo os que irão ajudar a poupar mais na fatura da luz. Note que, atualmente já existem muitas opções no mercado a preços simpáticos.
  • Aqueça a comida no micro-ondas, já que no fogão ou no forno o gasto de energia é muito mais elevado.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 29 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo