Decoração

A Primavera chegou. Prepare a casa para festejar esta estação

A Primavera chegou. Prepare a casa para festejar esta estação

Estação da natureza, das flores, do clima ameno, da mudança para o horário de verão, da chegada das andorinhas e das temíveis alergias. A Primavera chegou e trouxe com ela uma leveza e alegria, muito característica. É talvez a altura do ano mais colorida e brilhante, por isso nada melhor que preparar a sua casa para acompanhar a alegria que ela trás e para renovar as energias. Em inglês existe a expressão “spring cleaning” que desgina, precisamente, a limpeza profunda da casa durante esta estação. Agora, mais do que nunca, é importante cumprirmos estes rituais, já que estamos muito mais tempo em casa do que antigamente. Por isso, reunimos algumas sugestões para preparar a sua habitação para esta altura do ano.

Em limpar e arrumar é que está o ganho

O Inverno ficou em março! Retire do seu armário todas as roupas escuras que façam alusão ao frio e traga as peças leves e coloridas que lembram a Primavera. Faça uma limpeza profunda à casa: vidros, grades das varandas, tapetes, persianas, edredons… tudo aquilo que normalmente evita de higienizar no seu dia-a-dia. Aproveite para “destralhar“, deitando fora o que já não precisa e que andou a acumular durante o Inverno na sua casa.

Use e abuse das Flores

flores

Na Primavera o que não faltam são flores e plantas. De todos os tipos, feitios, cheiros e cores, há opções para todos os gostos. Sem dúvida que qualquer tipo de flor torna um ambiente mais alegre e convidativo, por isso aproveite para decorar as divisões da sua casa com as várias espécies: tulipas laranja no móvel da entrada, rosas brancas no móvel de apoio à sala de jantar, gerberas amarelas na cozinha. Não há limites no que toca a flores!

Refresque a casa com aromas primaveris

difusor de aromas aromaterapia

A Primavera também trás consigo aromas delicados e inebriantes que pode incorporar na sua casa através das flores, como já falamos. No entanto, existem outras formas para difundir os cheirinhos da estação – e para os levar consigo pelo Verão, Outono e Inverno fora. As velas e os ambientadores de micado são um bom exemplo, já que libertam um aroma suave e discreto, perfeito para incorporar em qualquer divisão da casa. Porém, se gosta de sensações intensas pode sempre investir num difusor de aromas e em óleos essenciais para praticar aromaterapia. Além de proporcionarem um cheiro incrível à sua casa, os óleos ajudam no bem-estar físico e mental. O Jasmim, Gerânio, Rosa e Lavanda são ótimas escolhas para difundir durante a Primavera.

Troque as cores pesadas pelas cores alegres

flores coloridas primavera

Sabemos que os bordeux, verdes escuros e dourados são cores que trazem conforto nos dias de frio. Mas a Primavera pede tons claros para acompanhar os dias de maior luminosidade e o tempo ameno. Para dar uma nova cara ao seu sofá, troque as capas das almofadas por opções em cores como rosa, amarelo, laranja, azul bebé, verde claro ou lilás. Faça o mesmo com os cortinados, as colchas e os tapetes. No fundo, o que importa é colocar apontamentos de cor em cada divisão.

Abra as janelas para a luz entrar

janela aberta para circular ar

Com os dias maiores, há mais tempo para apreciar a luminosidade. Abra as persianas para fazer entrar o sol e as janelas para circular o ar. Além de arejar a casa, irá certamente renovar as suas energias e tornar o ambiente muito mais alegre!

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 18 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo