Imobiliário

As 5 melhores zonas para viver no Porto

O Porto é a segunda maior cidade portuguesa e, como tal, um lugar muito atrativo para se viver. Se procura uma cidade grande, mas sem a confusão da capital, descubra neste artigo todas as vantagens de viver no Porto. Saiba quais os melhores bairros onde morar e desfrutar do melhor que a cidade tem para oferecer.

Foz do Douro

A Foz do Douro é uma das zonas nobres da cidade. Tem a enorme vantagem de ser quase toda virada para o mar, com grande proximidade da praia. É uma das zonas mais caras do Porto, mas também onde encontra as casas mais espetaculares. A zona do passeio marítimo, onde se encontra a famosa Pérgola da Foz, um dos principais ex-libris da cidade, tem um charme único, que torna este bairro  um dos mais apetecíveis da cidade. 

Comprar casa no Porto, Foz do Douro

Cedofeita

Conhecido como o Bairro das Artes, Cedofeita é no coração da cidade. Ideal para quem gosta de vive no meio do bulício da cidade e gosta de fazer a sua vida, sempre a pé, sem ter de usar o carro. Na Rua de Miguel Bombarda e na Rua do Rosário concentram-se galerias de arte, ateliers, espaços de comida saudável, áreas de co work e lojas de design e com artigos originais e únicos. Ali se concentram artistas de várias áreas, numa mescla de nacionalidades e línguas. 

Não é difícil perceber que se trata de um dos melhores bairros da cidade para morar, principalmente para aqueles que apreciam este tipo de ambientes artísticos e cosmopolitas.

Bonfim

O Bonfim foi eleito, mais do que uma vez, como um dos bairros mais apetecíveis para viver.  Aparece no Top 20 da Time Out como um dos bairros mais “cool” do mundo. O bairro da Invicta arrebatou em 2020 o 14º lugar, à frente do bairro de Alvalade em Lisboa, que ficou em 17º. 

Também em 2020, o jornal britânico, “The Guardian”, colocou o Bonfim em quarto lugar, no Top 10 dos bairros mais “cool” da Europa. 

Mas, então o que tem de especial o Bonfim? Acima de tudo mantém um espírito de comunidade onde prevalece a identidade genuína da cidade

O bairro conta muito comércio e com zonas pedonais que convidam a andar a pé. Ainda assim, é servido por uma boa rede de transportes públicos que facilitam a mobilidade dos habitantes. 

Neste bairro situa-se a Faculdade de Belas Artes do Porto, que ajuda a que parte da população sejam jovens que mantêm a vivacidade do ambiente. 

Boavista

É considerado o bairro mais “democrático” da cidade, isto porque grandes mansões convivem lado a lado com modestos empreendimentos, numa saudável mistura que resulta bem. É um bairro muito simpático, atravessado pela maior rua do país: a Avenida da Boavista, com os seus 5,5 km de extensão. Fica na zona geográfica mais central da cidade, ou seja, dali chega-se rapidamente a qualquer local do Porto.

Apesar de ser de caracter habitacional, na Boavista há de tudo, de comércios a serviços, passando por hospitais e escolas. É por isso uma das melhores zonas para viver no Porto. Excelente para famílias.

Vila Nova de Gaia

Situada na outra margem do rio Douro, Gaia tem uma localização privilegiada, com vistas magníficas sobre a cidade invicta. A zona ribeirinha, povoada pelas caves do vinho do Porto, tornam os passeios à beira rio uma das principais atrações da zona. 

É uma das zonas mais baratas para viver no Porto, se comparando com o coração da cidade, claro. 

Gaia cresceu muito nos últimos anos devido às suas características que conferem grande qualidade de vida aos seus habitantes.

Melhores zonas para viver no Porto: Vila Nova de Gaia; Jardim do Morro

Se está a pensar comprar casa no Porto, aqui ficam as nossas sugestões. No entanto, explore com atenção todos os imóveis para venda na cidade invicta: apartamentos e moradias. Certamente, encontrará várias hipóteses do seu agrado. A vida no Porto é maravilhosa, e não somos nós que o dizemos!

Botão Voltar ao Topo