Finanças

Novas adesões às moratórias até 31 de março aprovadas pelo Governo

Novas adesões às moratórias até 31 de março aprovadas pelo Governo

A reabertura do regime das moratórias bancárias, com o objetivo de permitir novas adesões às mesmas foi prolongado até 31 de março. A aprovação foi feita esta semana em conselho de ministros.

Este prolongamento tem como objetivo “acautelar os constrangimentos de liquidez e tesouraria decorrentes do impacto económico da segunda vaga da pandemia”, indica o Governo em comunicado.

No mesmo comunicado, o Governo afirma que “com vista à preservação dos rendimentos das famílias e a manutenção do financiamento das empresas”, ficou definido em decreto-lei que:

  • as famílias e empresas que adiram à moratória beneficiam dos seus efeitos por um período de até nove meses, aplicando-se as demais regras previstas no regime atual;
  • as empresas que integrem os setores mais afetados da pandemia continuam ainda a beneficiar de uma extensão da maturidade dos seus créditos, pelo período de 12 meses, que acresce ao período em que os créditos foram diferidos, permitindo que os pagamentos sejam feitos de forma mais faseada e em linha com a evolução da atividade económica.

De acordo com o Banco de Portugal, mais de 20% do crédito bancário está sob moratórias, no valor de 46 milhões de euros. O governador Mário Centeno classificou na passada terça-feira que de “significativo” o montante de moratórias em Portugal.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Leia também:

Ultima actualização: 15 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo