DestaquesFinanças

Como começar a investir?

Se até há poucos anos o conceito de investimento estava restringido a contas poupança e a certificados de aforro, hoje, com a democratização da internet, a carteira de investimentos diversificou-se. Para quem está a começar, este processo pode parecer extremamente complexo – e é preciso ter consciência ao aplicar o seu dinheiro – mas, com a ajuda certa, não é necessário ser doutorado em finanças para começar.

No Imovirtual, estamos consigo em cada passo do caminho. Queremos ajudá-lo a começar os seus investimentos de forma descomplicada! No presente artigo, damos algumas dicas para começar a investir.

  • Defina um orçamento

Se uma das razões que o está a impedir de começar a investir é a sensação de perder o controlo, não se preocupe. O passo número 1 para que se sinta mais confortável é definir um orçamento para investir. 

Estude as suas finanças e escolha um montante, ou uma percentagem dos seus rendimentos, que vai destinar à carteira de investimentos. Assim, terá maior controlo dos seus “gastos”.

  • Estabeleça objetivos

“Lembre-se porque começou”. Ter esta frase bem presente é deveras importante para investir (também é por isso que é o mote da nossa mais recente campanha). Quando começar a investir, tenha em mente: qual é o seu objetivo?

A resposta a esta questão irá variar de pessoa para pessoa. Para uns poderá ser a preocupação em relação à reforma, outros poderão estar a guardar algum dinheiro para uma viagem de 3 meses ao sudoeste asiático. O importante é estipular um objetivo no início da sua jornada. 

  • Analise o risco

Qualquer investimento pressupõe uma exposição ao risco. Contudo, o risco poderá ser calculado e medido. 

Alguns riscos relevantes: 

  • Risco de capital: Em produtos sem capital garantido pode perder parte ou todo o dinheiro investido.
  • Risco de mercado: Oscilações nos preços, como em crises ou pandemias, podem afetar o valor do investimento.
  • Risco de crédito: O emitente pode não conseguir devolver o investimento em caso de dificuldades financeiras.
  • Risco de liquidez: Resgatar o dinheiro antes do prazo pode ser difícil ou implicar custos elevados.

Tudo dependerá da sua propensão ao risco. Se está a começar, aconselhamos a iniciar com maior cautela e optar por investimento com baixo risco associado. 

  • Diversifique

Com certeza já ouviu a expressão “não colocar todos os ovos na mesma cesta”, correto?  Conforme analisado acima, os investimentos têm riscos associados. Isto significa que, por diversos motivos, os rendimentos podem não ser estáveis. Neste sentido, é fundamental que a sua carteira de investimentos seja diversificada. Isto é, aplique o seu dinheiro em diferentes fontes. Assim, mesmo que, em determinado momento, estiver a perder dinheiro nos investimentos mais arriscados, saberá sempre com o que contar nos que apresentam maior segurança. 

  • Tenha paciência

É importante perceber que os seus investimentos não vão gerar os efeitos desejados do dia para a noite. É necessário dar tempo aos investimentos para que o retorno seja “visível”. No entretanto, procure estar atento às últimas notícias e novidades sobre os setores nos quais investiu, poderá ser-lhe útil no futuro!

Agora que já tem os básicos para começar a investir, procure as melhores opções para si. Poderá ser interessante optar por setores nos quais tem interesse ou se sente mais confortável. Assim, poderá fazer os seus investimentos de forma mais segura e até divertida!

Se o seu objetivo for poupar para a casa dos seus sonhos, já sabe onde a poderá encontrar. Visite o nosso site, utilize os filtros de pesquisa e torne o seu sonho realidade.


Botão Voltar ao Topo