Finanças

Avenue e The Student Hotel investem 87M na Casa Forte do Porto

Avenue e The Student Hotel investem 87M na Casa Forte do Porto

O antigo quarteirão da Casa Forte, na Baixa do Porto vai ser alvo de reabilitação. O investimento pertence à promotora imobiliária Avenue e ao seu parceiro hoteleiro, The Student Hotel, que ao todo irão canalizar 87 milhões de euros para o novo complexo imobiliário: o Bonjardim. Trata-se de um empreendimento que contará com 5 novos blocos de edifícios, com espaços para habitação, retalho e hotelaria, e a criação de uma praça central de utilização pública com 2.502 m2.

O projeto prevê a recuperação das fachadas pré-existentes da rua Sá da Bandeira e da rua Formosa e a melhoria do percurso pedonal da Travessa do Bonjardim através do seu alargamento.

A nível residencial, está planeada a construção de 93 apartamentos, de T0 a T4, dos 35 aos 192 m2, bem como de ‘branded residences’ a cargo do The Student Hotel, que contarão com uma área total de 2.339 m2. As informações são avançadas pelo Jornal de Negócios, que revela ainda que o complexo imobiliário irá contar com uma zona comercial no piso térreo com 16 lojas e uma unidade hoteleira de quatro estrelas, cuja gestão estará a cargo do The Student Hotel. Também está prevista a projeção de um parque de estacionamento subterrâneo com três pisos e 499 lugares, dos quais 250 estão destinados a uso público.

Aniceto Viegas, Diretor Geral da Avenue explica que o Bonjardim “é uma oportunidade única para requalificar um quarteirão importante do centro do Porto e contribuirá para a dinamização da Rua Sá da Bandeira e da Praça do D. João I. Este projeto, que está há vários anos para ser desenvolvido, trará uma diversidade de usos importante para o centro da cidade”.

Recorde-se que em 2017, esteve prevista a construção do Bonjardim City Block, que incluía 90 habitações para famílias, um hotel com 150 quartos e três pisos para estacionamento. Mas o projeto nunca viu a luz do dia e o quarteirão da Casa Forte continuou ao abandono. Há cerca de dois anos atrás, e por intermédio da JLL, a Avenue comprou o espaço à AF Portfolio Imobiliário e à Imopromoção, fundos imobiliários geridos pela Interfundos, ligado ao Millennium BCP.

“O Bonjardim é uma oportunidade única para desenvolver de raiz um empreendimento que vai criar uma nova centralidade habitacional e de serviços no casco histórico do Porto e, como tal, fazendo deste um dos mais apetecíveis projetos para promoção imobiliária disponíveis no mercado. Não surpreende, por isso, que ao longo deste tempo tenhamos sentido um elevado interesse do lado dos investidores, o que se refletiu num processo de venda fortemente competitivo que nos deu uma enorme satisfação acompanhar”, comentou Gonçalo Santos, head of development da JLL, em declarações ao Jornal de Negócios.

A Avenue é a promotora imobiliária responsável por projetos como o Aliados 107 e o V Porto. A comercialização do Bonjardim irá ter início em abril e a promotora estima concluir as obras de construção no terceiro trimestre de 2022.

Imovirtual Investidores Autor Blog Imovirtual

O nome diz tudo, não é? Tratam de todos os temas sobre investimento imobiliário.

Leia também

Ultima actualização: 14 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo