DecoraçãoDestaques

Espaços multifuncionais e móveis moduláveis: tendência para casas portuguesas modernas

A vida das famílias portuguesas (e não só) está a transformar-se, e isso reflete-se também nos lares: menos divisões estanques, mais espaços fluídos e adaptáveis. Como refere um artigo sobre arquitetura funcional em Portugal, “a disposição dos móveis, divisórias flexíveis e o aproveitamento de áreas como varandas ou sótãos” estão a ganhar protagonismo.

Neste contexto, há dois conceitos que sobressaem: espaços multifuncionais (uma sala que é escritório, zona de lazer, jantar e convivência) e mobiliário modulável (peças que mudam de função ou se adaptam ao espaço). Em Portugal, embora aconteça mas de forma um pouco embrionária, já se começam a ver várias iniciativas e tendências que apontam para este caminho.

  • O que são espaços multifuncionais e móveis moduláveis

– Espaços multifuncionais: ambientes concebidos de forma a poderem cumprir diferentes funções conforme a necessidade, por exemplo: uma mesa que serve de bancada de trabalho durante o dia e de mesa de jantar à noite; ou um sofá que se transforma numa cama de hóspedes.

– Móveis moduláveis: peças de mobiliário desenhadas para se adaptarem ou serem reconfiguradas, por exemplo: módulos independentes que podem juntar-se ou separar-se, camas embutidas, divisórias móveis, bancos com arrumação, etc.

Este tipo de soluções permite tirar maior partido do espaço disponível, especialmente em imóveis mais compactos – algo cada vez mais relevante nas grandes cidades portuguesas, onde os metros quadrados por habitante tendem a reduzir.

  • Por que é que esta tendência está a crescer em Portugal?

– Espaços mais pequenos: as novas construções urbanas são mais compactas, exigindo soluções inteligentes de arrumação e uso.

– Teletrabalho: o trabalho remoto tornou-se parte da rotina, obrigando a criar zonas de escritório dentro da própria casa.

Sustentabilidade e personalização: o mobiliário modular permite aproveitar e adaptar peças, reduzindo desperdício e prolongando o ciclo de vida.

– Estética moderna: ambientes abertos, funcionais e leves estão em linha com o gosto contemporâneo por casas minimalistas e versáteis.

  • Inspiração

– Mesas dobráveis ou extensíveis para cozinhas pequenas;

Sofás-cama ou módulos que se separam para criar zonas distintas;

Divisórias móveis ou estantes abertas, que delimitam sem fechar;

Camas embutidas ou móveis com arrumação integrada para estúdios urbanos.

O resultado são casas mais flexíveis, confortáveis e ajustadas ao quotidiano: um equilíbrio entre funcionalidade, estética e bem-estar.

Mais do que uma tendência de decoração, esta é uma nova forma de viver a casa: dinâmica, adaptável e criativa. Numa época em que o lar é o centro da vida, os espaços multifuncionais e o mobiliário modulável são aliados preciosos para quem procura conforto sem abdicar de estilo ou praticidade.

Se ainda procuras o teu primeiro lar – um espaço que acompanhe o teu ritmo e se adapte a ti – no Imovirtual encontras milhares de opções para começar de novo, do hall à sala de estar.

Botão Voltar ao Topo