Decoração

Saiba como alterar a potência elétrica da sua casa

Saiba como alterar a potência elétrica da sua casa

É provável que agora que está mais tempo em casa, devido à quarentena, passe mais tempo na cozinha dando asas à criatividade e à elaboração de novos pratos. No entanto, tem dificuldade em manter o forno ligado ao mesmo tempo que usa a batedeira ou até a máquina de lavar loiça, porque o quadro elétrico simplesmente dispara?

Talvez o quadro elétrico esteja a ter um grande “esforço” em fazer chegar a energia a todos esses pontos, e por isso é normal que ao não aguentar, vá abaixo. Saiba que está na hora de rever e alterar a potência elétrica contratada.

A eletricidade transmitida através da potência elétrica (vulgarmente conhecida como “aluguer do contador”) é medida em kilowatt e trata-se da velocidade a que consumimos energia em casa ou no nosso negócio. O que é certo é que existem diversos níveis de potência, pois cada local de consumo é diferente, e logo a carga de energia necessária também.

Além disto, o tamanho do local de fornecimento, o número de pessoas que vão consumir eletricidade, bem como os o tipo de eletrodomésticos a usar, são elementos que determinam a contratação de um nível ou outro de potência elétrica.

Se quisermos mencionar as potências elétricas mais usuais, para consumo doméstico ou para pequenos negócios temos as seguintes: 

3,45 kwh, 4,60 kwh, 5,75 kwh, 6,90 kwh e 10,35 kwh

A maioria dos clientes das empresas de energia situam-se entre os 3,45 e os 6,90 kwh. 

No entanto, abaixo da potência de 3,45 kwh, podemos encontrar mais dois níveis: 1,15 kwh e 2,3 kwh. Efetivamente são níveis muito baixos e podem servir para iluminação de garagens ou apenas para casas que não sejam de habitação permamente, e quando se pretenda manter um frigorífico ligado, por exemplo.

 

Como posso alterar a potência contratada?

Por norma é um processo bastante simples: entrar em contacto, por telefone, com a sua fornecedora de eletricidade e solicitar esta alteração. Como se trata de uma alteração contratual, muitas empresas efetuam uma gravação de chamada para que fique tudo registado.

É normal que tenha de confirmar alguns dados para validação do pedido: nome do titular do contrato, nível de potência desejada e CPE (código ponto de entrega que vem numa fatura de energia).

 

Que potência contratada devo solicitar?

Como foi mencionado anteriormente vai depende de algumas coisas. Se tem dúvidas pelo facto de não estar dentro do assunto, pode contactar com um eletricista credenciado para que possa avaliar qual a melhor potência contratada a solicitar ou com a sua empresa de eletricidade e tentar encontrar a melhor solução.

Como é normal, quanto mais alta for a potência, mais pagará ao final do mês. Tenha em consideração que o valor da eletricidade pode alterar com base aumento ou redução da potência contratada. No entanto, a alteração da potência contratada não tem qualquer custo associado. 

Saiba, através de plataformas de comparação das tarifas de luz, como é o caso da Selectra, como alterar gratuitamente, a potência elétrica ou o nome do titular do contrato de eletricidade. 

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 29 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo