Decoração

Como tornar a decoração da sua casa mais luxuosa?

Mais por menos: dicas para uma decoração de casa mais luxosa

Deixamos-lhe algumas sugestões de decoração, até porque a elegância está na aparência e não na etiqueta dos objetos.

Plantas altas

Por muito simples que seja a decoração de sua casa, acrescente-lhe plantas altas para um twist refrescante e elegante. Escolha plantas exóticas – um coqueiro, por exemplo – e aposte numa composição original de várias alturas e diferentes texturas nos vasos.

 

Paleta equilibrada

As cores claras (beges, cinzas, tons terra), ao contrário das nuances mais escuras, refletem a luz e podem ser combinadas com texturas e outras cores mais dramáticas. Outra sugestão passa por acrescentar pequenos apontamentos metalizados na sua decoração. Os ambientes escuros funcionam melhor em divisões de médias ou grandes dimensões, onde pode jogar com escolhas mais arrojadas que não vão dar a sensação de espaços mais apertados.

 

Padrões e decoração

Caso não dispense os padrões – uma boa aposta para dinamizar uma divisão –, aposte em linhas retas e verticais até ao teto para criar a ilusão de amplitude, como por exemplo, lambris altos e coloridos. Na decoração das divisões use e abuse de quadros emoldurados e tenha a liberdade para criar a sua própria galeria de arte.

Tecidos nobres

Há tecidos que são, inegavelmente, sinónimo de elegância. Estamos a falar do linho (ideal para as estações mais quentes), do cetim e da seda (autêntico luxo). Se tiver um budget limitado, é possível comprar produtos (cortinados, lençóis de cama, toalhas) com percentagens inferiores destes materiais, em mistura com algodão.

 

Superfícies espelhadas

Se há truque que aumente o espaço de uma divisão, mesmo que ilusoriamente, é apostar em superfícies com reflexo. Ao refletir a parede imediatamente oposta, a divisão dobra o tamanho. Mas atenção, cuidado com o que vai refletir – escolha a parede mais bonita que tiver para ser o centro da divisão. Pode ainda pendurar espelhos com molduras chamativas no quarto ou no hall de entrada.

Não subestime nenhum detalhe, mas também não cometa o erro de não imprimir a sua personalidade e os seus gostos pessoais na decoração da sua própria casa.

 

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 29 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo