Lifestyle

Paredes com Recuperadores de Calor ou Salamandras: qual a melhor solução?

Paredes com Recuperadores de Calor ou Salamandras: qual a melhor solução? 

Quando chegam os dias frios não há nada mais reconfortante que uma casa aquecida. Se está a pensar adquirir um sistema de aquecimento para a sua casa os Recuperadores de Calor ou as Salamandras podem ser uma solução mais económica e sustentável comparativamente com os sistemas de aquecimento a gás ou a eletricidade. 

Mas qual a diferença entre um Recuperador de Calor e uma Salamandra? A diferença reside fundamentalmente no método de instalação: os Recuperadores de Calor têm de ser embutidos numa parede ou estrutura em alvenaria (tijolo) ou pladur. No caso das Salamandras não é necessária qualquer obra mais elaborada uma vez que apenas é preciso um tubo de ligação ao exterior (chaminé). As salamandras têm um acabamento próprio para ficarem totalmente visíveis. 

Exemplo de um Recuperador de Calor instalado numa lareira tradicional. Uma opçao muito economica e de rapida execuçao.

O que é um Recuperador de Calor? 

Os recuperadores de calor são muito semelhantes às lareiras tradicionais abertas, com a diferença que são fechadas com um vidro de uma ou mais faces. Possuem, no entanto, maior rendimento e eficiência. 

Estas são as principais vantagens dos Recuperadores de Calor: 

• São mais seguros comparativamente às lareiras, uma vez que possuem um sistema fechado e mais fácil de controlar. Também diminuem a sujidade face a uma lareira aberta. Têm portas de vidro que permitem visualizar a chama e desfrutar de momentos de descanso. 

• Podem ser embutidos numa lareira tradicional já existente em casa, numa parede de pedra ou numa estrutura em pladur devidamente preparada para o efeito, (o que pode ser bastante vantajoso para quem procura ideias de paredes com recuperador de calor e televisão);

• Podem aquecer uma divisão ou várias divisões através da canalização de ar quente;

• Existem diferentes modelos destes equipamentos: a lenha, a pellets, a gás, a bioetanol e elétricos. Os recuperadores a lenha e a pellets são os mais procurados atualmente. 

Os recuperadores de calor podem ter dimensoes e estilos diversos, adaptando-se ao seu gosto pessoal e estilo de decoraçao. Inclusive ha varias ideias relacionadas com: parede com recuperador de calor e televisao

Recuperadores de Calor a Lenha

Uma das principais vantagens do recuperador de calor a lenha é o reaproveitamento do calor produzido, graças ao sistema fechado. Deste modo, o consumo de combustível será mais baixo do que em qualquer outro equipamento.
Desde que seja proveniente de florestas sustentáveis, a lenha é um recurso natural que representa uma fonte de energia renovável sem prejuízo para o ambiente.

Vantagens dos recuperadores de calor a lenha:

  • Emitem menos gases tóxicos;
  • São mais seguros (excelentes para quem tem crianças pequenas e animais);
  • Libertam menos cinzas, fumos e resíduos;
  • Possuem maior autonomia.

Recuperadores de Calor a Pellets

Os recuperadores de calor a pellets são fáceis de usar e muito práticos. Têm ignição automática e regulação de potência (temperatura). Alguns modelos já permitem programação diurna ou semanal e até mesmo controlar o recuperador à distância, através de um smartphone. São equipamentos com um mínimo de 90% de eficiência.
Têm um depósito embutido, onde são colocadas as pellets, o que permite que funcionem autonomamente até 12 horas.

Mas o que são as pellets? As pellets são pequenos blocos. São fabricadas a partir da prensagem de serradura e outros resíduos de madeira. Cada pequeno bloco é consumido quase na totalidade. Deste modo, as pellets são uma solução mais ecológica e eficiente, quando comparados com a lenha tradicional.

As pellets normalmente são vendidas em sacos de 15 kg. São fáceis de armazenar, estão sempre prontas para ser usadas e não provocam sujidade quase nenhuma, ao contrário da lenha.

Recuperador de Calor a Pellets

Vantagens dos recuperadores de calor a pellets: 

  • Facilidade de utilização;
  • Autonomia;
  • Conveniência;
  • Alta eficiência;
  • Amigo do ambiente.

O que é uma Salamandra? 

As salamandras têm vindo a ganhar muita popularidade principalmente devido às imensas opções de design existentes que as torna muito apelativas. Atualmente é possível encontrar uma enorme diversidade de salamandras clássicas ou contemporâneas. Desta forma, estes equipamentos deixaram de ter apenas um caracter prático – um equipamento para aquecer as habitações – e tornam-se verdadeiras peças de decoração.

São uma excelente opção, para quem não tem uma lareira tradicional em casa, uma vez que dão a mesma sensação de conforto que a lareira. Continua a ter presente o cheiro e o crepitar da chama, proporcionando conforto e calor e tornando o ambiente acolhedor. 

Por nao exigirem a construçao de uma chamine, as salamandras sao mais versateis e faceis de instalar em qualquer divisao da casa

As salamandras são equipamentos extremamente eficientes com um grande poder calorífico que produzem uma chama estável e duradoura.

Em relação ao combustível utilizados, é possível encontrar modelos semelhantes aos dos recuperadores de calor. Ou seja, existem salamandras a lenha, a pellets, a gás, a bioetanol e a eletricidade.

Existem Salamandras de diversos estilos, do mais rustico ao mais moderno. Sao uma soluçao pratica e eficiente para aquecer a casa

Vantagens das Salamandras

  • Instalação rápida, segura e fácil;
  • Equipamentos com alto rendimento energético, emitem maior calor que uma lareira convencional, conseguem recuperar 60 a 80 % do calor produzido (depende do isolamento da habitação);
  • As salamandras são seguras, desde que sejam tomadas as medidas de segurança, quando instaladas;
  • Aquecem as divisões de forma uniforme;
  • As salamandras a pellets permitem controlar a potência, podendo regular para a temperatura que pretende;
  • Não implicam a construção de uma chaminé, mas apenas condutas de ar para dispersão do calor;
  • São económicas, pois a lenha que é usada nas salamandras representa uma fonte de energia duas vezes mais barata que a eletricidade ou o gás.

Em resumo, a escolha entre um recuperador de calor ou uma salamandra vai depender de vários fatores: local onde pretende instalar o equipamento, existência prévia ou não de uma lareira tradicional que possa ser adaptada, facilidade de construção de uma chaminé e, claro, o seu estilo e gosto pessoal. Existem diversas empresas especializadas em lareiras com recuperador de calor e salamandras, de Norte a Sul do país, onde poderá visitar os respetivos showrooms, pedir indicações técnicas e orçamentos para poder fazer uma escolha informada. 

Depois de instalada… relaxe e aproveite a sua casa da melhor forma nos meses frios de inverno.

Ultima actualização: 20 julho 2022
Botão Voltar ao Topo