5 dicas para tirar melhor partido da Máquina de Secar a Roupa

14 maio 2022

De Ana Catarina

5 dicas para tirar melhor partido da Máquina de Secar a Roupa

5 dicas para tirar melhor partido da Máquina de Secar a Roupa

As Máquinas de Secar a Roupa são particularmente úteis em dias de chuva, altura em que é impossível secar convenientemente as suas peças de vestuário no estendal. Mas mesmo nos dias em que é possível colocar a roupa ao sol este eletrodoméstico pode ser uma ótima mão extra para deixar tudo limpo e arrumado em metade do tempo. Claro que nem tudo são vantagens e sem dúvida que a utilização de uma secadora acaba por pesar na fatura da luz, por conta do gasto energético. Mas a verdade é que em famílias grandes ou com crianças este eletrodoméstico pode ser uma ajuda valiosa.

Por norma, conseguirá encontrar uma secadora para venda nas mesmas lojas que disponibilizam máquinas de lavar. No entanto, saiba que existem modelos híbridos que juntam em si as duas funções: lavar e secar a roupa. Naturalmente que estes aparelhos têm um custo mais elevado já que substituem duas máquinas por apenas uma. Todavia, serão certamente a solução mais indicada para quem tem uma casa pequena com pouco espaço de instalação para eletrodomésticos de grande porte.

Pode interessar-lhe: Lavandaria: truques para uma lavagem da roupa eficiente

Colocar uma secadora a trabalhar é relativamente fácil. O seu funcionamento é semelhante ao de uma máquina de lavar, embora o seu objetivo seja totalmente diferente. Basta colocar as roupas na tomba, selecionar o programa e esperar que este acabe. É um processo bastante simples, mas há que ter em conta a alguns factores para evitar acidentes indesejados e garantir a saúde do eletrodoméstico. Confira as nossas dicas para conseguir tirar melhor partido da Máquina de Secar.

Leia as etiquetas da roupa

É muito importante que antes de colocar qualquer tipo de roupa na sua secadora confira as etiquetas das peças, já que estas contém informações importantes sobre o processo de lavagem e secagem. São estas instruções que vão determinar se cada tipo de tecido pode ser submetido aos ciclos da máquina. Logicamente que todos estes cuidados ajudam a conservar o bom estado do vestuário e a evitar acidentes indesejados. Confira abaixo o quadro .legenda dos símbolos das etiquetas da sua roupa.

tabela de símbolos máquina de secar

Escolha o programa adequado

Na hora de colocar as suas roupas na máquina de secar deve ter em atenção ao programa escolhido. Cada aparelho vai apresentar um conjunto diferente de programas, sendo que há alguns que são indicados para guardar a roupa depois da secagem sem que seja necessário engomá-la. A duração e tempo dos ciclos também difere consoante o tipo de tecidos.

Faça uma separação da roupa antes de cada secagem

É importante que separe a roupa consoante o tipo de tecido. Isto porque a secagem de tecidos mais densos será certamente mais demorada do que a secagem dos tecidos mais finos. Assim, deve separar os tecidos consoante as suas características para garantir uma secagem bem-sucedida. Idealmente, deve também fazer uma separação das roupas mais finas e das mais pesadas, já que estas últimas têm tendência a demorar mais tempo para secar.

Não exceda a capacidade máxima da máquina

Tal como acontece com as Máquinas de Lavar, também com as secadoras é importante respeitar a carga máxima do eletrodoméstico, designada pelos fabricantes. Isto porque, caso ultrapasse os limites do aparelho, além de não conseguir os resultado pretendidos, também corre o sério risco de danificar a sua Máquina de Secar.

Limpe a sua máquina de secar

A lógica é a mesma aplicada ás máquinas de lavar a roupa: para garantir o bom funcionamento do aparelho é necessário que faça uma limpeza regular ao filtro. Existem modelos que acendem uma luz de aviso quando é necessário proceder à higienização mas o ideal é ir monitorizando o estado do equipamento. O condensador é outro dos itens que deve ser limpo consoante as instruções do fabricante.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre 'Lifestyle'

Ultima actualização: 14 maio 2022

Partilhar