Lifestyle

Como plantar abacate em casa: passo-a-passo

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Família e nada melhor do que assinalar esta data com atividades para miúdos e graúdos. Se tem crianças em casa, de certeza que vão adorar descobrir como plantar abacate, o superalimento que tem conquistado a culinária portuguesa e que é muito fácil de reproduzir. Além de ser um processo extremamente intuitivo é também interessante para os mais pequenos acompanharem o crescimento de algo que ajudaram a fazer nascer. Pegue num papel e caneta e anote este passo-a-passo para que tudo corra sobre rodas na hora de plantar o abacateiro da sua família.

 

1º Tire o caroço do abacate

como plantar abacate em casa

Abra o fruto sem danificar o seu caroço, fazendo um corte longitudinal e torcendo as metades para abrir o abacate e revelar o seu interior.

Extraía o caroço, tentando fazer o mínimo de dano possível.

 

2º Limpe o caroço do abacate

como plantar abacate em casa

Depois de remover o caroço, deve limpá-lo, já que é a partir deste que surgirá um novo fruto. Atente à forma como procede a esta operação, já que é conveniente não retirar a parte castanha do caroço. Se isso acontecer, as hipóteses de germinação são muito mais reduzidas. 

 

3º Espete palitos no caroço e coloque-o em água

De seguida, deve espetar 3 a 4 palitos no caroço do abacate, de forma a criar uma espécie de um suporte. Encha um copo com água e coloque o futuro fruto parcialmente submerso na água (cerca de 2,5cm).

Note que a água deve ser mudada regularmente para garantir a geminação. Ao fim de alguns dias vão começar a surgir raízes e a crescer um caule.

 

4º Plante o abacate

como plantar abacate em casa

Assim que começar a vislumbrar algumas raízes, o caule e as folhas de cerca de 20 a 30 cm é altura para colocar a planta em solo. Para garantir uma geminação de sucesso, garanta que a planta tem acesso a solos férteis, ricos em matéria orgânica e com uma boa drenagem. Uma vez colocado na terra, o caroço não deve ficar totalmente submergido.

Por ocupar algum espaço, o ideal é plantar o abacate numa horta ou em alternativa num vaso grande.

5º Cuidados com o abacateiro

como plantar abacate em casa

Os abacates gostam de água, portanto deve regar diariamente a planta e garantir que o seu solo está sempre húmido. Se porventura as folhas começarem a aparecer com uma tonalidade castanha é sinal que a planta está a precisar de ser hidratada. Se por outro lado surgirem em tonalidade amarela é sinal que está a regar a planta demasiadas vezes e nesse caso deve fazer uma pausa.

6º Colher os frutos

como plantar abacate em casa

É preciso alguma dedicação e paciência até conseguir provar os frutos do seu abacateiro, já que demoram cerca de dois anos a surgir.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 01 julho 2021
Botão Voltar ao Topo