Lifestyle

Conheça o calendário para plantar e organizar o seu jardim [julho adezembro]

Em busca de um estilo de vida mais saudável e sustentável, são cada vez mais os adeptos da jardinagem e cultivo. Mesmo quem não dispõe de um terreno, aproveita a sua varanda ou terraço para construir um jardim, uma horta, ou ambos. Existe até uma tendência muito atual que permite aproveitar ao máximo as áreas exteriores: são os jardins e as hortas verticais. 

Também muito em voga estão os cantinhos das ervas aromáticas. Afinal quem não gosta de estar a cozinhar e ter ali à mão ervas frescas e biológicas que para além de mais saudáveis ainda lhe permitem poupar dinheiro e reduzir o desperdício?  

Mas para que o seu jardim e horta estejam sempre bonitos e bem tratados, para além da manutenção terá também de planificar o que vai cultivar nos diferentes meses do ano.  

Vamos então dar-lhe a conhecer o que deve plantar entre os meses de Julho e dezembro. 

Julho

É o momento de plantar as flores mais coloridas e garridas que são a alegria de qualquer jardim. É neste mês que deve plantar ásteres, cravos-túnicos, gipsófilas, goivos, miosótis, prímulas, petúnias e salvas. 

As ervas aromáticas que pode plantar este mês são: cebolinho, manjerona, menta, rosmaninho, salsa e segurelha. 

Na sua horta chegou o momento de plantar agrião, aipo, alface, beringela, beterraba, bróculo, cebola, cenoura, couves (galega, lombarda, nabiça, repolho), couve-flor, espinafres, feijão, nabo, rabanete e tomate. 

Agosto

Devido às altas temperaturas que geralmente se fazem sentir em agosto, neste mês, mais do que plantar, o importante é cuidar e regar. No entanto pode semear amores-perfeitos, calêndulas, capuchinhas, centáureas, margaridas, sálvias e verbenas. 

As ervas aromáticas que deve plantar são: alecrim, coentros, estragão, funcho, hortelã, manjericão, manjerona orégãos, tomilho e salsa. 

Na Horta é tempo de cultivar acelga, aipo, alho-francês e chicória, frutos vermelhos e morangos. Pode também este mês voltar a plantar alfaces, cebolas, cenouras e couves diversas (galega, repolho, tronchuda, nabiça, lombarda). 

Setembro

No seu jardim aposte agora nos bolbos como crocos, jacintos, muscaris, narcisos e tulipas. 

As ervas aromáticas que pode plantar em setembro são as mesmas dos dois meses anteriores: cebolinho, coentros, mostarda, manjerona, orégãos e salsa. 

Na horta plante aipo, alho, favas e nabos. No entanto também pode voltar a plantar cebolas, cenouras, couves diversas e morangos. 

Outubro

Neste mês de outubro não se esqueça de limpar as folhas que começam a cair ao chão. Não descure as sementeiras e plantações típicas como o muscari, arbustos perenes, linho de jardim, margaridas e prímulas. Quanto à horta, esteja à vontade para semear agriões, couve-flor, couve lombarda, salsa, entre outros. 

Novembro

Nesta altura do ano é necessário proteger e limpar as espécies que tem no jardim. É a altura ideal para semear arábides e alhelies, ervilhas de cheiro e amores-perfeitos para que possa ter um jardim florido e bonito na primavera. 

Quanto à sua horta, semeie agriões, alfaces, coentros, couve-flor, espinafres, nabiças, rabanetes, salsa. Mas existem outras tarefas a fazer nesta altura do ano como manter o jardim limpo e aproveitar as folhas para fazer composto.  

Dezembro

Sendo este um dos meses mais frios, é necessário haver cuidados especiais com as flores e as plantas. Dependendo da zona do país, vão levar com gelo, neve e temperaturas muito baixas. 

Neste último mês do ano, aproveite para plantar amores-perfeitos e prímulas, assim como ervilhas de cheiro. Semeie agriões, cebolas, nabiças e salsa. Não se esqueça de ter cuidados especiais com as suas plantas de interior. 

Dedique-se à jardinagem durante todo o ano e trabalhe a horta de sua casa. Além de embelezar e dar vida a essas áreas, são muitos os benefícios para a sua saúde física e mental. 

 

Ultima actualização: 01 novembro 2020
Botão Voltar ao Topo