Lifestyle

5 espaços termais para relaxar neste outono

Momentos passados nas termas fazem muito bem e não é preciso estar doente. Conheça algumas opções.

Há séculos que as águas termais são importantes para a saúde e a qualidade de vida dos seus visitantes. Águas medicinais e ambientes retemperadores é o que oferecem as 5 termas e garantem um bem-estar para estarmos melhor preparados para enfrentar os próximos tempos.

Comecemos a Norte.

Termas de Chaves

As Termas de Chaves têm águas termais com qualidades que ajudam a prevenir stress, cansaço ou ansiedade. Quando nos estamos a preparar para tempos difíceis, os programas de tratamento e bem-estar termal “Vigor”, “Relaxante”, “Em forma” ou “Anti-Stress” podem ser uma opção válida para um fim de semana ou uns dias de férias que tenham sobrado em ano de confinamento.

As Caldas de Chaves, que os romanos denominaram Aquae Flaviae, tiveram o seu alvará termal em 1899, assinado pelo rei Carlos I e, além do tratamento balnear, permitem uns passeios prazerosos. Na própria cidade ou então na vizinhança, seguindo a rota termal desde as renovadas termas de Vidago a Verín.

Termas do Gerês

Perto dali, ficam as Termas do Gerês, as mais visitadas em Portugal. As águas termais têm reconhecido efeito no tratamento de problemas de vesícula, fígado, hipertensão e obesidade e diabetes. O plano de tratamento balnear inclui alimentação saudável, atividade física e balnear, com vários tipos de banhos, duches e massagens.

Também conhecida desde o tempo dos romanos, as águas do Gerês viram igualmente reconhecida a qualificação régia no final do século XIX, embora os primeiros edifícios para banhos sejam anteriores. Situada em pleno Parque Natural Peneda Gerês, permite passeios pela natureza e uma visita aos banhos da vizinha de Ourense, considerada a segunda cidade termal da Europa.

Termas do Luso

Também num magnífico espaço verde, ficam às Termas do Luso. As águas das Termas do Luso têm conhecidas propriedades para o tratamento de doenças de pele, respiratórias, do sistema digestivo, muscular e respiratório. Os programas termais são variados e incluem naturalmente o músculo-esquelético, o digestivo, o respiratório, o renal e o dérmico.

Paredes-meias com a serra e a Mata Nacional do Bussaco (ou Buçaco), uma visita às Termas do Luso quase que exige um intervalo nas águas termais para fazer um tratamento balnear à visão dos termalistas. Passeie, que vale mesmo a pena.

Termas das Caldas de Monchique

Optando por ir para sul, a sugestão natural são as Termas das Caldas de Monchique. É um destino de luxo com as suas águas termais ricas em bicarbonatos, sódio e flúor que são reconhecidamente ideais para o tratamento de doenças respiratórias e dores e doenças musculares. Super alcalinas, com ph de 9.5, as águas podem ser experimentadas em duches e banhos.

Perto do mar, com praias a 20 minutos, as termas ficam em pleno Parque Natural da Serra de Monchique e oferecem várias opções de passeios e caminhadas, sendo que, até meados do outono, há excursões organizadas.

Termas de Unhais da Serra

No norte e sul, poderíamos sugerir também as termas de Melgaço, Estoril, Pedras Salgadas ou as Caldas da Rainha, mas optamos por uma estância termal menos conhecida, as Termas de Unhais da Serra. As suas águas termais têm efeitos em tratamentos respiratórios, de reumatismo, do aparelho digestivo e circulatório.

No sopé da Serra da Estrela, as Termas de Unhais da Serra permitem uma visita outonal à rota das aldeias de montanha, a Belmonte ou Piódão.

Com estas cinco propostas para retemperar forças para enfrentar este outono-inverno, fica só uma questão: já fez a sua reserva?

Ultima actualização: 02 outubro 2020
Botão Voltar ao Topo