Imobiliário

Como organizar as atas do condomínio

Como organizar as atas das reuniões de condomínio

As assembleias de condomínio, corriqueiramente conhecidas como reuniões de condomínio, são presididas pelo administrador e têm em vista a discussão e resolução de problemas inerentes a cada prédio. São sucedidas pela elaboração de uma ata: um documento que mostra todos os tópicos que foram falados entre condomínos, as questões pendentes e o as decisões tomadas por unanimidade. Funciona como uma prova e registo daquilo que se passou durante a reunião de condomínio, podendo ser apresentada a entidades externas, como os bancos, e até mesmo para resolver litígios entre frações.

Quanto ao documento em si, a lei não determina grande formalidades. Todavia, este deve ser elaborado e redigido por quem tenha presidido à assembleia – normalmente o administrador do condomínio – e deve ser assinada por todos aqueles que participaram na reunião – proprietários ou representantes. As atas do condomínio devem ser guardadas pelo administrador e dadas a conhecer a todos os condóminos.

Também lhe pode interessar: Administrador do Condomínio: quais as funções?

Apesar da notória formalidade, é recomendado que todas as atas sigam um modelo. Todas elas devem ser numeradas e arquivadas juntamente com outros documentos pertinentes que façam parte daquela assembleia (convocatória, ordem de trabalhos, orçamentos, procurações) num só local: o livro de atas

Se neste momento é administrador do seu condomínio e necessita de saber como pode elaborar uma ata, falamos-lhe de alguns pormenores que devem lá constar.

Confira também: Como organizar uma assembleia de condomínio

Como redigir a ata do condomínio?

No documento da ata do condomínio devem constar as seguintes informações:

  • Número de ordem da ata;
  • Dia, mês, hora e local (por extenso) onde se realiza a reunião;
  • Nomeação da pessoa que convocou a assembleia (administrador ou condóminos, e neste último caso quais deles);
  • Ordem de trabalhos, de acordo com a convocatória;
  • Participantes presentes: os condóminos ou os seus representantes;
  • Decisões tomadas, votações e número de votos;
  • Assinatura do presidente da assembleia de condóminos (normalmente o admnistrador) e dos condóminos presentes;

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 14 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo