Notícias

Abertas candidaturas para promover a mobilidade para o interior

Abertas candidaturas para promover a mobilidade para o interior

Estão abertas a partir de hoje as candidaturas para o programa Emprego Interior Mais, tendo como intuito promover a mobilidade de trabalhadores do litoral para o interior. Este tipo de apoio foi desenhado para desempregados e empregados à procura de novo emprego.

O anúncio foi feito hoje pela área governativa da Coesão Territorial, com a indicação de que as candidaturas para a medida Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para o Interior Sustentável podem ser feitas na página do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

No comunicado pode ler-se que “esta medida visa promover a mobilidade geográfica de trabalhadores e a sua fixação em territórios do interior, apoiando desempregados e empregados à procura de novo emprego”.

De acordo com o Governo, os apoios previstos provenientes das medidas do Emprego Interior Mais contemplam contratos de trabalho por conta de outrem (sem termo, a termo certo com duração inicial igual ou superior a 12 meses e a termo incerto, mas para uma duração igual ou superior a 12 meses) e para a criação do próprio emprego ou então empresa, no interior do território.

O apoio à mobilidade pode chegar até 4826 euros e será pago à pessoa ou família que alterar a habitação.

A medida +CO3SO Emprego Interior já tinha sido aberta no final de julho, tendo como objetivo o apoio à contratação de trabalhadores, de preferência qualificados, por Pequenas e Médias Empresas com atividade no interior. A serem criadas ou já existentes. Mas também apoia a criação do próprio emprego ou negócio.

“No âmbito desta medida, uma empresa sediada no litoral que contrate um trabalhador e o coloque em teletrabalho em territórios do Interior terá os mesmos apoios de que beneficiam as empresas sediadas no interior”, frisa o Governo.

Estes apoios são pagos durante 36 meses e podem atingir um total de 1900 euros por mês.

Para concretizar estas duas medidas, o Governo irá dispor de 63 milhões de euros, através dos fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020.

imovirtual empresas autor

A fonte de informação para os profissionais do imobiliário.

Leia também

Ultima actualização: 06 dezembro 2021
Botão Voltar ao Topo