Imobiliário

As transformações digitais no mercado imobiliário

As transformações digitais no mercado imobiliário

Ao longo de vários anos, muitas áreas de atividade foram impactadas pelo digital e ainda mais nesta fase que estamos a passar, o Marketing Digital tornou-se ainda mais forte e presente, fazendo parte do dia-a-dia dos consumidores digitais. 

Encontre aqui novos empreendimentos

O marketing digital é muito mais do que uma tendência passageira. Durante anos, revolucionou o relacionamento entre consumidores e empresas. E o setor imobiliário não é excepção, pelo contrário! Os profissionais do sector imobiliário também devem de se adaptar às novas práticas do comércio.

Novos comportamentos e necessidades do consumidor deram origem a uma infinidade de ferramentas digitais. Hoje em dia é comum falar-se em imóveis “smart” dados os recursos digitais implementados (Smart Home – Casa Inteligente), sendo que o objetivo é atender às expectativas dos compradores, vendedores e inquilinos da melhor maneira possível.

Quais têm sido as transformações digitais do setor imobiliário, que atendem às necessidades do presente sem deixar de olhar o futuro? Vamos dar uma olhada no cenário atual de imóveis conectados.

Principais inovações digitais

As transformações digitais no setor imobiliário são cada vez mais numerosas, alterando assim, os métodos de trabalho praticados pelas agências.

Quando falamos sobre transição digital, rapidamente pensamos no aumento de aplicações e sites mobile, exemplo disso são as empresas que prestam serviços para mudanças de imóveis, como a moving mudanças que presta mudanças para Lisboa e Porto, e atualmente 100% do seus clientes advém de estratégias de marketing digital. 
O mercado imobiliário é fortemente afetado pela chegada desses novos canais de aquisição. Consegue imaginar uma agência imobiliária sem um site?

Muitas agências estão a contratar fotógrafos profissionais para melhorar os seus anúncios ou mesmo para criar visitas 3D. Este sistema que revoluciona a estratégia digital das agências disponibiliza uma visita remota ao imóvel, de forma a oferecer uma representação o mais real possível.

O peso das redes sociais

As redes sociais também têm um papel muito importante na estratégia digital das imobiliárias, pois permitem encontrar potenciais clientes ou até potenciais imóveis para angariar, e ainda destacar o conteúdo textual e visual, o que torna a publicação de anúncios imobiliários mais relevante.  

A presença nas redes sociais é, portanto, um salto significativo de visibilidade e um local perfeito para networking e partilhar toda a comunicação das agências.

Quem podemos alcançar?

Terá de identificar em primeiro lugar o target que pretende alcançar: os futuros inquilinos ou compradores. No entanto, eles não são os únicos que utilizam estes canais. Alguns internautas procuram inspiração para projetos de desenvolvimento, outros para saciar a curiosidade, outros ainda desejam simplesmente sonhar um pouco … Há, portanto, uma aposta na notoriedade e não apenas na conversão, até que essas leads se tornem compradores ou inquilinos. 

A Relação entre cliente e agência transformada

A visibilidade das agências na web traz mais clientes do que os canais tradicionais. A web tornou-se o primeiro contato da agência com seus clientes, sendo uma ótima utilidade para lhes facultar informações!

O contato humano e a confiança foram perdidos?

O objetivo do digital e destas novas práticas não é fazer com que o contato humano e os encontros físicos percam valor. Nada substituirá a experiência de um agente imobiliário. É sua conexão simples que é facilitada!

Além disso, a tecnologia digital deve representar a realidade, pois as suas leads poderão visitar presencialmente o espaço. Encontrar as suas necessidades e cumprir as suas expectativas continua a ser o objetivo número 1# das imobiliárias!

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 21 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo