Lifestyle

Truques para recuperar roupa que encolheu na máquina

Truques para recuperar roupa que encolheu na máquina

Quem nunca se descuidou com a temperatura da máquina de lavar a roupa que atire a primeira pedra. Quase todos nós já sofremos deste mal e quase sempre estes acidentes ocorrem quando a roupa favorita está dentro da cuba. É quase certo que qualquer roupa que entre dentro da máquina encolha ligeiramente. Isto porque, com o uso, as roupas vão alargando e quando são colocadas na máquina, as fibras voltam ao seu estado normal. É por isso que muitas vezes num dia as suas calças estão-lhe largas e no dia seguinte já estão apertadas. O problema é quando uma peça de roupa encolhe drasticamente não servindo mais o seu propósito. Normalmente isso acontece quando o programa escolhido não é o mais adequado ou quando a temperatura de lavagem é demasiado elevada – é por isso, que deve lavar certos tecidos a frio, como é o caso das cortinas. Lembre-se sempre que o ideal é ler as etiquetas e respeitar as instruções de lavagem para cada tecido.

Mas afinal o que fazer quando a roupa encolhe? Não desespere: existem truques e dicas que podem ajudá-lo a recuperar a roupa perdida e hoje revelamos algumas delas.

Também lhe pode interessar: Lavandaria: truques para uma lavagem da roupa eficiente

Utilize condicionador de cabelo, vinagre e água morna

O condicionador de cabelo é uma boa solução para recuperar as roupas de lã que encolheram na lavagem. Tendo uma ação semelhante ao amaciador comum, a grande vantagem deste produto é respeitar o tamanho original da roupa. Só tem de colocar o condicionador num balde com água morna e deixar a roupa de molho durante 20 minutos. Depois deve esticar o tecido para este recuperar o tamanho original e estender à sombra sem espremer.

Use bicarbonato de sódio e vinagre

Não é novidade nenhuma que a mistura caseira de bicarbonato de sódio e vinagre é milagrosa para um sem fim de aplicações. Contudo, no que toca a roupas encolhidas, esta solução ajuda a recuperar o tamanho original. Para isso basta misturar duas colheres de sopa bem cheias de bicarbonato de sódio com dois litros de água quente. Coloque a peça de molho por aproximadamente duas horas. Depois disso, enxágue bem num balde de água com um copo de vinagre branco.

Misture shampoo de bebé e condicionador de cabelo

Se necessita de uma solução para desencolher tecidos mais fortes, como os das calças, o shampoo de bebé e o condicionador de cabelo são uma boa opção. Só precisa de 1/4 de shampoo, 3 colheres de sopa de condicionador e água quente. Depois, só tem de combinar todos os ingredientes, colocar a peça de molho durante 12 horas e passado esse tempo esticá-la para certificar-se que o processo resultou. Não se esqueça de escorrer todo o líquido e colocar a secar.

Leia também: Lavandaria em casa: como criar um espaço bonito e funcional

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 03 dezembro 2021
Botão Voltar ao Topo