Imobiliário
Em Destaque

Tudo sobre o sistema de construção ICF

Neste artigo iremos esclarecer tudo o que precisa de saber sobre a construção em ICF em Portugal. Para perceber que produto é este e de que forma pode auxiliá-lo, iremos começar por explicar o termo e apresentar algumas vantagens e desvantagens para expandir o seu conhecimento sobre o assunto.

O que é o ICF construção?

O ICF é um sistema de construção utilizado em muitos países pelo mundo, que representa uma alternativa ao sistema de construção tradicional. ICF significa Insulated Concrete Forms – Blocos de Betão Isolados, e trata-se precisamente de um sistema composto por blocos de betão isolados em EPS (Poliestireno Expandido) e esferovite, que ao serem integrados em betão armado, são utilizados para construir as paredes externas dos edifícios.

Este processo consegue criar paredes com um excelente isolamento térmico, o que reduz o frio no inverno e o calor excessivo no verão, além de conferir uma acústica equilibrada e uma estrutura de construção segura para os habitantes do edifício. As paredes ICF são facilmente moldáveis pelo seu material, pelo que podem ser adaptadas para diferentes formatos consoante a estrutura definida para a construção.

ICF construção vantagens e desvantagens

O sistema de construção ICF traz diversas vantagens para quem o elege como forma preferencial de construção civil. Porém, existem também algumas desvantagens a ter em consideração antes de avançar com este tipo de construção. O ideal é pesar os prós e contras e perceber qual a sua preferência de forma informada.

Algumas vantagens da construção em ICF são:

  • Isolamento térmico – a junção das camadas EPS com o betão armado gera níveis de isolamento térmico fortes, que conferem conforto aos moradores do edifício.
  • Proteção contra ataques naturais – em caso de sismo, incêndio, ou outros desastres naturais, o sistema ICF representa uma estrutura firme e segura, com maior proteção do que sistemas tradicionais podem conceder.
  • Isolamento acústico – as paredes ICF transmitem o som em menor volume que paredes de madeira ou outros materiais. Se um ambiente silencioso o atrai, este sistema é o ideal para uma atmosfera serena na sua casa.
  • Durabilidade – as paredes ICF são fortemente resistentes a danos e não requerem uma manutenção frequente ao longo do tempo, apresentando longa durabilidade e resistência.
  • Fácil manutenção – a manutenção das paredes ICF é fácil, pois o material é resistente e não requer cuidados particularmente complexos para manter a sua qualidade.

Algumas desvantagens da construção em ICF são:

  • Requer experiência e habilidade – a construção em ICF requer mão-de-obra especializada, pois é um tipo de construção específico que deve ser feito em segurança por quem tem conhecimento sobre o mesmo.
  • Custos acrescidos – precisamente por ser um tipo de construção diferente do tradicional e pelo requerimento de profissionais especializados, os custos podem ser mais elevados que num tipo de construção tradicional, sobretudo se os materiais precisarem de ser importados.
  • Limitações no design – embora as paredes ICF sejam facilmente moldáveis em diferentes formatos, existem algumas limitações para garantir que a estrutura é segura.
preço construção icf

ICF construção Portugal: preço e informações úteis

A construção em ICF é mais económica que outros tipos de construção pelos materiais que utiliza. 

Qual o preço médio por m2 da construção em ICF? O preço varia dependendo do tamanho da construção, da arquitetura, posição geográfica e outros fatores, no entanto o preço médio de construção ICF chave-na-mão que se estima em Portugal ronda os 1000€ por metro quadrado.

O tempo médio de construção de uma casa em ICF vai depender da complexidade do projeto, incluindo fatores como o tamanho da casa, a mão-de-obra disponível, condições climáticas e arquitetura. No entanto, os blocos ICF conseguem ser montados com relativa velocidade, devido ao material de que são feitos. Além de que não existe necessidade de um processo adicional de isolamento após a estrutura estar concluída.

Para construir a sua casa, deve optar pelo método de construção que fizer mais sentido para si, recorrendo sempre à opinião de profissionais para que esclareçam as suas dúvidas. Saiba quais os erros a evitar no processo de construção e discuta as suas opções com uma equipa de especialistas na área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo