Notícias

Sonae Sierra emite obrigações sustentáveis no valor de 50 milhões de euros

Sonae Sierra emite obrigações sustentáveis no valor de 50 milhões de euros

A Sonae Sierra tornou-se na primeira empresa do setor imobiliário em Portugal a emitir obrigações com critérios de sustentabilidade, reforçando assim a sua estratégia de sustentabilidade. De acordo com o Jornal de Negócios, a empresa emitiu 50 milhões de euros de obrigações ligadas à sustentabilidade, conhecidas como Sustainability-Linked Bonds. Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a Sonae Sierra revela que estas emissões sustentáveis se referem a emissões de CO2 e às taxas de reciclagem dos Centros Comerciais geridos e detidos pela empresa.

Esta operação enquadra-se na evolução da estratégia de sustentabilidade da Sonae Sierra e é uma conquista que resulta do esforço do trabalho das nossas equipas. É uma forma de reforçar o nosso compromisso com a neutralidade carbónica até 2040 e o nosso alinhamento com um modelo de economia circular, em linha com as melhores práticas internacionais“, afirma Luís Mota Duarte, Chief Financial Officer e Executive Director de Investment Management da Sonae Sierra, no mesmo comunicado. A operação foi fechada com a Caixa Geral de Depósitos, tendo o CaixaBI desempenhado o papel de organizador e coordenador geral.

Note-se que esta operação tem como base na estratégia mais focada na sustentabilidade que tem vindo a ser adotada pela empresa e surge no seguimento do compromisso de alcançar a neutralidade carbónica em 2040. A empresa tem vindo a melhorar o seu desempenho ambiental, implementando medidas de gestão de energia, água e resíduos nos seus ativos, o que permitiu poupar 15 milhões de euros em custos operacionais. De realçar que em comparação a 2002, a Sonae Sierra reduziu o seu consumo de eletricidade em 66% e aumentou a percentagem de reciclagem de resíduos em 223%. Quanto ao consumo de água, este diminuiu 32%, face a 2003, e, desde 2005, que as suas emissões de CO2 tiveram uma redução de 84%.

Ações que já valeram distinções à Sonae Sierra que “há 13 anos consecutivos [é] reconhecida no GRESB Real Estate Assessment enquanto “green star”, o que atesta a sua reputação enquanto líder na gestão de veículos sustentáveis, adaptados às necessidades dos investidores“, realçam em comunicado.

Além da Sonae Sierra, várias são as empresas portuguesas que recorreram ao financiamento com fins sustentáveis, através da emissão de dívida verde no mercado nacional. Entre as quais, incluem-se a EDP, Greenvolt, Navigator, Mota-Engil, REN ou o BCP.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 26 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo