Notícias

Rendas das casas não aumentam em 2021

Rendas das casas não aumentam em 2021

Depois de cinco anos seguidos a subirem, as rendas habitacionais e comerciais não vão subir no próximo ano. A causa para este congelamento é a taxa de inflação ter sido nula em agosto.

Está confirmado. As rendas não irão aumentar em 2021, depois de cinco anos consecutivos a subirem. E porquê? Porque, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a inflação dos últimos 12 meses, a terminarem em agosto, ficou no negativo. Com este resultado, não irá haver atualizações dos valores das rendas no próximo ano.

De acordo com a lei, os senhorios podem atualizar as rendas baseando-se nos valores da inflação. É um facto que estas atualizações são, normalmente, de apenas alguns euros. Naturalmente, dependendo sempre do valor da renda.

Para se fazer esse cálculo, é necessário ter em conta a inflação dos últimos 12 meses, até agosto. Estando a inflação em números negativos, esse aumento não irá acontecer no próximo ano.

Olhando para os dados do INE, do mês de agosto, “o IPC [índice de Preços do Consumidor] registou uma taxa de variação mensal de -0,03%”. Esta informação vem confirmar as estimativas lançadas no final de agosto.

De acordo com o jornal ECO, este congelamento é feito depois da subida das rendas durante 5 anos. O aumento deste ano foi de 0,51%, de 1,15% em 2019, de 1,12% em 2018, de 0,54% em 2017. Em 2016 o aumento foi de 0,16%. A última vez que houve um congelamento de rendas foi feito em 2015.

Olhando ainda para a notícia avançada pelo ECO, o coeficiente de atualização das rendas diz respeito às rendas habitacionais, de renda livre ou renda apiada, assim como as rendas não habitacionais.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 01 julho 2021
Botão Voltar ao Topo