Notícias

Construtora chinesa vai adquirir mais de 30% da Mota-Engil

A Mota-Engil fez saber, esta quinta-feira, em comunicado que “se encontra na fase final das negociações de um acordo de parceria estratégica e investimento, com um dos maiores grupos de infraestruturas do mundo (top 5), com uma atividade significativa a nível mundial”.

O dito grupo vai tornar-se “um acionista relevante e um parceiro de longo prazo”, adianta ainda o mesmo comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Apesar da Mota-Engil não indicar o nome do novo acionista, o Jornal de Negócios adianta que será a China Communication Construction Corporation (CCCC).

A empresa chinesa é a quarta maior construtora do mundo e tinha já uma parceira estratégica desde 2019, com a Mota-Engil. Aliás, ambas as empresas têm concorrido em conjunto a projetos de grande envergadura.

Na mesma nota, é referido que “a Mota-Engil e participações (MGP), acionista dominante da Mota-Engil, aceitou vender uma participação relevante no capital social da sociedade a um preço que reflete uma valorização que está muito acima do preço atual de mercado” e revela que “o novo acionista atingirá uma participação ligeiramente superior a 30%”.

Este acordo “se concluído com sucesso – o que se espera que ocorra em breve”, irá permitir a subscrição de “uma participação relevante num aumento de capital social de até 100 milhões de novas ações que será submetido brevemente a deliberação em Assembleia Geral”.

No mesmo comunicado, a Mota-Engil sublinha ainda que “esta nova estrutura acionista e o quadro desta parceria, que se baseia na avaliação do Grupo de cerca de 750 milhões eu euros, irá reforçar as capacidades financeiras, técnicas e comerciais do Grupo Mota-Engil, a fim de aumentar as suas atividades em todos os mercados e abrir novas oportunidades para novos desenvolvimentos”.

Ultima actualização: 27 agosto 2020
Botão Voltar ao Topo