Notícias

Câmara do Porto quer reduzir em 50% as rendas para inquilinos comerciais do setor do turismo

Câmara do Porto quer reduzir em 50% as rendas para inquilinos comerciais do setor do turismo

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, pretende reduzir em 50% o valor das rendas devidas pelos comerciantes que estão instalados em prédios municipais, com atividade relacionada com o turismo. Esta proposta irá a reunião de Executivo Municipal na próxima segunda-feira.

Em comunicado, a autarquia portuense sublinha que irá a reunião de Executivo Municipal, “uma proposta para a redução em 50% do valor das rendas devidas pelos comerciantes instalados em prédios municipais, cuja atividade esteja direta ou indiretamente relacionada com o setor do turismo”.

Esta medida que a autarquia pretende ver aprovada, tem como objetivo “atenuar os prejuízos causados pela pandemia”.

Rui Moreira sublinha que “afigura-se benéfica para a futura continuidade dos respetivos negócios”, este tipo de apoio a todos os comerciantes que têm contrato de arrendamento com a Câmara do Porto, para fins não habitacionais, “cuja atividade económica esteja direta ou indiretamente relacionada com o setor do turismo”.

De acordo com o documento, a redução do valor da renda “vigorará entre 1 de outubro de 2020 e 31 de março de 2021”. O valor desse período ao qual a Câmara do Porto irá abdicar é de 279.260,49 euros.

Mas apesar desta perda de receita, Rui Moreira está esperançado que esta medida permita ver “atenuados os prejuízos e assim retomar com melhores condições a atividade económica no 2.º trimestre de 2021”.

Esta medida vai a análise em reunião do Executivo Municipal e poderá abranger mais de uma centena de estabelecimentos. No mesmo documento, o presidente da Câmara do Porto sugere que a empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto adote medidas idênticas.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 23 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo