Lifestyle

As melhores espécies de plantas para principiantes

As melhores espécies de plantas para principiantes

Quem se aventura a navegar pelo mundo das plantas pela primeira vez, corre certos riscos em perder-se ou, em muitos casos, em matar as plantas por excesso de água. A jardinagem é uma atividade que trás imensos benefícios, já que o tempo que passa a cuidar das plantas pode ser relaxante e apaziguador. No entanto, é muito fácil os principiantes perderem-se nas nuances deste mundo e acabarem por tornar-se verdadeiros assassinos de plantas.

As causas da morte mais comuns? Água em excesso ou em falta, luz solar forte e pragas de insetos são alguns dos problemas que um jardineiro principiante terá de enfrentar e saber medir. Nem todas as plantas gostam de sombras, algumas são bastante específicas com a quantidade de luz que pretendem receber. Por isso, se está a pensar em aventurar-se no mundo das plantas, é importante que na hora de se deslocar a um horto saiba quais as espécies mais simples para começar a sua jornada. Neste artigo apresentamos-lhe 4 das mais comuns e fáceis de cuidar.

Pode interessar-lhe: 7 plantas must-have na decoração de interiores

Suculentas

suculentas plantas principiantes

Existem muitas espécies de suculentas e nem todas obrigam ao mesmo tipo de cuidados e atenção. Em geral, são espécies que gostam de sol e regas moderadas, mas claro que existem excessões. Para principiantes recomendamos espécies como o Aloe Vera, a Espada de São Jorge, a Eufórbia e a Haworthia fasciata. Cada uma com as suas especificidades, de um modo geral gostam de ser tratadas das seguinte forma:

  • Aloe Vera: pode ser usado para fins medicinais, gosta de exposição solar direta e é bastante resistente à secura;
  • Espada de São Jorge: também conhecida como Sansevieira, gosta de luz natural difusa e regas regulares, 1 vez por semana;
  • Eufórbia: gosta de temperaturas quentes, regas moderadas e luz solar direta;
  • Haworthia fasciata: gosta de luz solar direta e devem ser regadas somente quando o solo está completamente seco.

Monstera Deliciosa

monstera deliciosa plantas para principiantes

Vulgarmente conhecida como ‘Costela de Adão’, a Monstera Deliciosa é uma planta tropical bastante resistente e por isso, fácil de cuidar. Por se tratar de uma trapadeira, o seu ritmo de crescimento é bastante rápido, sendo necessário acrescentar-lhe um tutor para que possa viver saudável. A nível de decoração de interiores é uma das espécies mais utilizadas, já que facilmente preenche os espaços, dando-lhe um toque da natureza com a suas largas e vistosas folhas retalhadas. Prefere luz indireta e não gosta de água a mais já que isso pode apodrecer as raízes. Pontualmente, não se esqueça de limpar o pó das folhas para que cresça saudável e se tiver animais de estimação, saiba que esta é uma espécie tóxica.

Lírio da Paz

lírio da paz plantas principiantes

Além de ser um ótimo aliado na purificação do ar e eliminação de toxinas, o Lírio da Paz é ótima opção para quem pretende aventurar-se no mundo das plantas pela primeira vez. Devido ao seu pequeno porte, pode ser colocado numa estante, no centro de uma mesa ou mesmo numa varanda. Mas atenção: o Lírio da Paz não gosta de luz solar direta por isso certifique-se que o mantém à meia-sombra. Relativamente às regas, esta espécie gosta de um substrato húmido, mas não encharcado. Certifique-se que a rega pelo menos uma vez por semana durante o Inverno e aumente a frequência das regas em estações mais quentes.

Zamioculcas zamiifolia

zz plantas para principiantes

O Feng Shui acredita que ter uma planta desta espécie em casa trás positividade ao ambiente. Mais conhecidas como ZZ, as Zamioculcas zamiifolia são gostam de solos secos, chegando mesmo a aguentar vários meses sem serem regadas. De folhagem pequena e ramos longos, as ZZ são muito esbeltas e resistentes. Não gostam de sol direto, mas são capazes de se adaptar a diferentes tipos de luminosidade. Se tem gatos e cães em casa, o melhor é colocar esta planta num móvel alto, para evitar problemas à conta da sua toxicidade.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 22 abril 2022
Botão Voltar ao Topo