Imoblog

Como preparar regresso às agências?

Como preparar regresso às agências?

A COVID-19 entrou nas nossas vidas de uma forma abrupta, sendo necessário adotar medidas de proteção da saúde pública e prevenção da propagação do vírus. Por conseguinte a economia desacelerou a sua atividade. O Estado de Emergência terminou no dia 2 de Maio de 2020, dando início ao novo Estado de Calamidade que permite a gradual e cautelosa reabertura de alguns serviços e espaços comerciais. O setor imobiliário, entre outros, prepara-se agora para o regresso às agências.

 

O regresso após o confinamento

Mesmo após levantado o Estado de Emergência e os diversos serviços iniciarem a sua reabertura, não devemos esquecer os cuidados de prevenção a ter. Antes do regresso está implícito criar a mudança. Através da tecnologia e do marketing, as agências terão a oportunidade de marcar este novo período.

O trabalho remoto deve continuar a ser privilegiado, deve-se reforçar a presença nas redes sociais, fazer uso do e-mail marketing e fortalecer a sua rede de contactos, de uma forma mais direta e pessoal, através dos telefonemas. O Imovirtual lançou o seu Podcast, o APROXIMO CAST, que procura conectar profissionais do Setor Imobiliário, através de assuntos relevantes do interesse dos Profissionais para fornecer mais e melhor informação para todos.

De presença física deve ocorrer o trabalho que não for possível ou ficar comprometido se realizado à distância, tal como a realização de escrituras, visitas preferencialmente em habitações devolutas ou atos urgentes.

As viagens ou presenças em eventos devem manter-se adiadas e as reuniões e conferências, permanecer por vídeo.

 

É tempo de reinventar e não de estagnar

A formação também não deve ser esquecida e poderá manter-se via webinar, preservando a especialização dos consultores imobiliários. O incentivo ao marketing digital pessoal deve ser valorizado.

As agências que permitam uma visita aos imóveis de forma remota, terão a sua atividade menos comprometida e cumprirão as medidas de prevenção da propagação da COVID-19. Desde óculos de realidade virtual, vídeos em 3D, infografias das casas, entre outras, abusar da tecnologia será a ordem do dia. Com o objetivo de acompanhar a tendência da digitalização, já é possível no Imovirtual colocar visitas virtuais, vídeos 3D e a planta do seu imóvel. O Imovirtual, numa Parceria Única com a Whitebalance, permite-lhe alargar a oferta audiovisual dos seus anúncios, possibilitando preços competitivos em Fotografia, Vídeo e 3D de última geração. Para obter mais detalhes sobre estes serviços entre em contacto com a Whitebalance através do número 915 132 820 ou enviando um e-mail para imopro@whitebalance.pt.

 

Anote 10 medidas de segurança a seguir no regresso às agências:

  1. Higienizar com frequência as mãos, evitando levá-las ao rosto;
  2. Disponibilizar meios de desinfeção entre os colaboradores e aos clientes;
  3. Utilização de máscaras de proteção. Trabalhadores e clientes;
  4. Reforço das medidas de limpeza e higiene dos espaços e dos equipamentos;
  5. Manter a distância física recomendada de pelo menos 2 metros, evitando o contacto físico, sempre que possível;
  6. As visitas aos imóveis devem ser realizadas por marcação, espaçadas entre si e sem aglomerados;
  7. Devem ser privilegiadas as reuniões através de plataformas online, seja entre equipas ou de consultor e cliente;
  8. Antes de uma visita ao imóvel, privilegiar o envio de toda a informação aos clientes via e-mail, assim como, solicitar toda a documentação necessária pela mesma via;
  9. Cancelar a presença nas instalações a quem apresente sintomas que se possam relacionar com a COVID-19;
  10. Por último, mas não menos importante, o regresso às agências implica um Plano de Contingência funcional e comunicado a todos os seus colaboradores.

 

O que fazer face a um possível caso de infeção?

Esta é uma questão para a qual as agências têm de estar preparadas, para saberem como lidar em caso de possível infeção pelo SARS-CoV-2, a COVID-19. O primeiro passo será seguir as orientações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

No caso de algum colaborador da agência apresentar sintomas deve proceder ao seu isolamento profilático. Será necessário ainda estabelecer outros procedimentos que se relacionam com a comunicação do trabalhador com sintomas e a empresa e, o Serviço Nacional de Saúde, através da Linha Saúde 24 (808 24 24 24).

O site da Direção Geral de Saúde disponibiliza para consulta a informação fidedigna sobre a pandemia e, através de uma função do mesmo, é possível o esclarecimento de dúvidas, consultar guias e os procedimentos a seguir.

Veja também

Ultima actualização: 11 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo