Imobiliário

Sossego na capital: os 5 bairros mais tranquilos de Lisboa

Sossego na capital: os 5 bairros mais tranquilos de Lisboa

Lisboa é provavelmente a cidade mais movimentada de Portugal, não fosse esta a capital do nosso jardim à beira-mar plantado. Por isso é natural que o ritmo vida de quem lá habita seja muito diferente das restantes regiões do país. Os lisboetas já estão habituados ao ritmo frenético, às visitas de pessoas de todo o país, ao trânsito que não dorme, às horas de ponta, aos aviões a passar a quase toda a hora, às sirenes, às pessoas com horários e rotinas distintas. Claro que esta realidade é ainda mais acentuada no coração da cidade, sendo que nos bairros mais periféricos é possível encontrar sossego e tranquilidade aliados a todo o tipo de comércio e serviços. No artigo de hoje falamos-lhe um pouco sobre 5 zonas de Lisboa que são maioritariamente residenciais e onde é possível viver a vida a um ritmo mais lento.

Encontre aqui todos os imóveis para comprar em Lisboa

Alvalade

bairros mais tranquilos de lisboa alvalade

Entrou para a 17ª posição da lista dos 40 bairros mais cool para se viver em todo o mundo da Time Out. O Bairro de Alvalade alberga famílias, mas também costumes, tradições e uma aura muito típica que se tem mantido ao longo dos anos, mesmo com todas as restruturações de território a que as freguesias de Lisboa têm sido sujeitas – e Alvalade não foi exceção. Situado numa das principais artérias de Lisboa, junto ao Jardim do Campo Grande, o Bairro de Alvalade conta com excelentes acessibilidades: fica a apenas 5 minutos de carro da 2ª circular, uma das principais vias da cidade; a 10 minutos a pé da Cidade Universitária, fazendo desta uma excelente zona para os estudantes procurarem casa; e a 10 minutos do Aeroporto de Lisboa. Esta zona também é muito conhecida pela sua variada oferta a nível do comércio tradicional de onde fazem parte algumas Lojas com História.

Descubra mais sobre Alvalade

Ajuda

bairros mais tranquilos de lisboa ajuda

Pertencente à zona ocidental do concelho de Lisboa, esta freguesia data o século XVI e cresceu à volta da ermida de Nossa Senhora da Ajuda. Tem uma área de 287,7 hectares e tem um peso de 3,4% na área da cidade de Lisboa. Esta zona residencial está bem abastecida de comércio e serviços: entre jardins de infância e escolas de primeiro ciclo, como é o caso da Escola Voz do Operário, por exemplo. Multiplicam-se os comércios locais, há também lares, coletividades, um centro de saúde e hospitais. A Ajuda tem um edificado antigo, composto por prédios baixos e, por isso, com poucos alojamentos por edifício e sua construção assemelha-se à das freguesias que são das mais antigas de Lisboa. Apesar de não ser uma zona abrangida pelo metropolitano de Lisboa, é bem fornecida de transportes públicos, neste caso autocarros.

Descubra mais sobre a Ajuda

Benfica

bairros mais tranquilos de lisboa benfica

Começou por ser uma aldeia de camponeses e, posteriormente, de Ordens Religiosas. No século XVIII, passou a ser procurada por famílias de classe média/alta devido às paisagens deslumbrantes, com vista sobre o Rio Tejo. Hoje, Benfica, uma das 24 freguesias de Lisboa, acolhe todo o tipo de classes e conta com 35 279 moradores, de acordo com os resultados preliminares dos censos 2021. Tem uma grande oferta de comércio, serviços, espaços verdes e infra-estruturas de educação e desporto. E claro de imóveis.

Descubra mais sobre Benfica

Campo de Ourique

bairros mais tranquilos de lisboa campo de ourique

Campo de Ourique é uma antiga terra de quintas pertencentes a Campolide, projetada por Frederico Ressano Garcia em 1910, após a implementação da República Portuguesa. A simpatia reina entre os moradores de Campo de Ourique, dos mais novos aos mais antigos. Segundo estes, transportes, segurança, lojas e restaurante não faltam. O pior mesmo é o estacionamento. Ainda assim, o comércio e serviços são das principais razões pelo qual Campo de Ourique é tão procurado, tendo como consequência a crescente procura por imóveis para habitação e para investimento, tornando Campo de Ourique uma zona tão cobiçada. Se morar em Campo de Ourique pode ter à sua porta inúmeras lojas, restaurantes e mercados tradicionais – um verdadeiro centro comercial a céu aberto.  Nesta freguesia, tem ao seu dispor vários cafés, gelatarias e bares, para experimentar a vida noturna deste bairro.

Descubra mais sobre Campo de Ourique

Lumiar

bairros mais tranquilos de lisboa lumiar

O Lumiar era definido como um local de nobres quintas, olivais e vinhas, no início do século XVIII. De 1852 a 1886, a freguesia do Lumiar esteve integrada no concelho dos Olivais, sendo incorporada no território da Cidade de Lisboa no ano de 1885. Apesar de manter o seu nome, os seus limites foram alterados. Agora, Lumiar agrega território de Carnide e cede território aos Olivais. Hoje em dia é uma zona maioritariamente residencial, próxima de escolas como a Escola Secundária do Lumiar, Escola Alemã de Lisboa, o Colégio São João de Brito, o Colégio Planalto, o Colégio Manuel Bernardes, o Colégio Santa Doroteia, entre outros. A zona faz parte da Grande Lisboa e, por esse motivo, os acessos e os transportes disponíveis são privilegiados.

Descubra mais sobre o Lumiar

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 01 junho 2022
Botão Voltar ao Topo