Quem quer comprar ou arrendar sozinho pela primeira vez, sem um parceiro para ajudar com as despesas, enfrenta vários obstáculos, mas nem tudo é má notícia: certos lugares têm preços mais accessíveis que outros.

Não está só. Cada vez mais pessoas estão a esperar mais tempo para se estabelecer, sendo cada vez mais comum encontrar quem esteja a comprar ou a arrendar pela primera vez sozinho. É por isso que o Imovirtual analisou os números para descobrir onde é melhor comprar ou alugar sozinho em Portugal e os lugares que devem ser evitados.

 

Os Melhores Lugares Para Se Alugar a Solo em Portugal

Localizada a este da Área Metropolitana do Porto, esta área deslumbrante é pitoresca e cada vez mais popular. Se prefere um estilo de vida mais calmo ─ pense em rios, praias, paisagens impressionantes e muita vegetação ─, então Gondomar pode ser ideal para si. E não só: o aluguer também não é nada mau. Considerando o salário médio mensal, é possível ficar com um pouco mais de 50% em mão depois de pagar as contas da água, gás e eletricidade. Isso é 'mesada' suficiente para viver um estilo de vida comfortável. Com apenas uma viagem curta de 20 minutos até ao Porto, terá o melhor dos dois mundos ─ a vibração cosmopolita da cidade e as paisagens relaxantes do seu próprio quintal.

 

 

Os Piores Lugares Para Se Alugar a Solo em Portugal

Situada na costa de Lisboa, a vila encantadora de Cascais é perfeita para uma vida cosmopolita sofisticada, repleta de charme e grandeza. Cascais é também caraterizada por mansões antigas e arquitetura deslumbrante. No entanto, o custo de vida reflete o luxo. O salário médio mensal não paga nem sequer a renda média nesta área; portanto, será um maior desafio para quem quer comprar ou alugar casa sem ajudas.

 

O Melhor Lugar Para Se Comprar a Solo em Portugal

A municipalidade de Gondomar está, novamente, em primeiro lugar. Com o preço médio de uma casa a começar à volta dos 119 155€ e o salário mensal um pouco mais elevado, é fácil conseguir pagar a hipoteca, as contas da água, luz e gás, e ainda ficar com mais de 60% em mão. A hipoteca ficará paga rapidamente, o que deixa tempo para desfrutar de uma vida despreocupada nesta localidade impressionante e pitoresca.

 

Os Piores Lugares Para Se Comprar a Solo em Portugal

O custo de vida em Lisboa aumentou nos últimos dois anos, principalmente quando se trata de custos de moradia. Isto aconteceu porque mais e mais pessoas querem residir aqui ─ e é facil ver porquê. Lisboa é uma cidade creativa e movimentada, com imensos festivais e eventos culturais. Tem uma personalidade única e contagiosa, mas esta popularidade significa que é difícil comprar uma propriedade aqui. O custo de possuir uma casa é alto ─ o salário de uma pessoa só não é suficiente para pagamentos de hipoteca. De fato, mesmo depois de pagar o valor mensal da hipoteca e as contas básicas mensais (água, eletricidade e gás), é provável ainda ficar no vermelho com -1708€.