Imoblog

Transforme o seu alojamento local numa residência para arrendamento de longa duração

Transforme o seu Alojamento Local numa residência para arrendamento de longa duração

Os voos cancelados, a proibição de saídas à rua para lazer e as fronteiras fechadas foram algumas das medidas impostas pelos países devido à crise sanitária que provocaram um forte impacto no sector do turismo, tornando-se necessário adaptar os negócios à nova realidade. 

Os proprietários dos alojamentos locais têm optado por colocar os seus imóveis no mercado de arrendamento residencial de longa duração.

Contudo, transformar um alojamento local numa habitação permanente envolve mais do que somente modificar o anúncio de imóvel e, por isso, reunimos algumas dicas para o ajudar nesta modificação.

 

O que fazer para proceder a esta alteração em termos legais?

Em primeiro lugar deve cessar a atividade enquanto alojamento local no site eportugal.gov.pt. De seguida, deverá comunicar à Autoridade Tributária o contrato de arrendamento que celebrou com os novos inquilinos (Portal das Finanças > Comunicar início de contrato), preenchendo a Declaração do Modelo 2 do Imposto de Selo e procedendo à liquidação do imposto. O valor do Imposto de Selo é 10% da renda de um mês.

A comunicação do contrato deve ser realizada até ao último dia do mês seguinte ao do início do arrendamento.

Como readaptar a casa para receber inquilinos?

O primeiro passo para converter um alojamento local em residência de longa duração é adequá-lo às necessidades dos novos inquilinos. 

Se antes os seus habitantes eram, na sua grande maioria, turistas de férias que passavam o dia fora de casa, agora serão inquilinos a tempo inteiro. Isto significa que irão usufruir muito mais das utilidades da casa, como a cozinha ou a lavandaria.

Os residentes de longa duração irão valorizar os espaços para a arrumação, a diversidade de eletrodomésticos (como a máquina da loiça, a máquina de lavar a roupa, um forno ou um ferro de engomar) e a existência de espaços comuns como uma sala de jantar.

 

Partilhamos algumas dicas extra:

  • Compre ou conserte os eletrodomésticos mais essenciais. Se a máquina da loiça do imóvel está avariada, sendo que não interferia com o negócio anterior, está na hora de a arranjar! É um elemento que valorizará o alojamento de longa duração.
  • Aproveite todos os espaços disponíveis do imóvel. Transforme o espaço até então dedicado à arrumação das bagagens dos hóspedes numa despensa ou numa lavandaria.
  • Valorize as áreas comuns, como a sala de jantar ou o escritório. Se anteriormente o foco era tornar o máximo de divisões em quartos, agora o objetivo é mostrar uma casa pronta a habitar com as divisões comuns de uma residência familiar.

 

Anuncie a nova residência a potenciais inquilinos

O anúncio de um alojamento de longa duração terá de ser muito mais detalhado. Enquanto os hóspedes de um alojamento local apenas querem ver o aspeto geral da casa e fatores como a localização, os residentes permanentes irão querer analisar todos os detalhes – porque, afinal de contas, é o local onde irão viver nos próximos tempos.

Por isso, descreva as divisões que compõem a casa, os seus eletrodomésticos, a área total, o certificado energético e outros pormenores que a possam valorizar, como uma garagem ou um elevador.

Para que não se esqueça de referir nenhuma informação importante, no Imovirtual apresentamos uma vasta lista de possibilidades onde só tem de confirmar quais são as que o imóvel apresenta.

Quanto à descrição da zona, salientamos que não se deverá focar tanto nos restaurantes e nas atrações turísticas e, sim, enfatizar os transportes públicos, os acessos, as escolas e os supermercados nas imediações.

Não se esqueça que irá ter uma “relação” de longa duração com os novos habitantes da casa e, por isso, é importante que opte pelos interessados que demonstrem ser mais responsáveis, cuidadosos e cordiais.

Se ficou interessado, agarre a oportunidade de transformar o seu alojamento local num alojamento de arrendamento residencial de longa duração. Visite o Imovirtual, anuncie o imóvel e utilize os planos especiais a que tem acesso.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 01 julho 2021
Botão Voltar ao Topo