Imobiliário

Iniciou um novo negócio e está à procura de um espaço para trabalhar?

Iniciou um novo negócio e está à procura de um espaço para trabalhar?

Com a ideia de negócio montada, a procura de um espaço para trabalhar, de modo a desenvolver a sua atividade ou para constituir a sede do seu negócio torna-se fundamental.

Seja pela opção de arrendar ou comprar um escritório, existem algumas dicas que deve ter em consideração antes de avançar com um contrato de arrendamento ou de compra e venda.

 

Tenha em consideração pelo menos duas situações no momento de escolha do espaço:

1. Localização

O local onde se vai fixar o seu escritório deve ser escolhido de forma ponderada. Se por um lado, através do arrendamento, poderá mudar-se para outra localidade com alguma facilidade, no que respeita à compra, essa situação pode ficar dificultada.

Tenha em conta se a zona do escritório é acessível, seja por transportes privados, como público, pensando em si e, também, nos seus colaboradores.

Se o seu negócio for de contacto direto com o público, torna-se mais benéfico um escritório que se localize numa área movimentada, visível de passagem e, mais uma vez, os transportes públicos próximos são uma vantagem.

Se o seu escritório tiver por objetivo receber visitas, seja de clientes ou parceiros de negócio, o estacionamento acessível também se torna importante.

 

2. Condições do espaço

Arrendar ou comprar um escritório que já contempla algum equipamento pode ser essencial no arranque do seu negócio, pelo que permite uma poupança no que respeita ao investimento em móveis, entre outros equipamentos.

A distribuição do espaço para trabalhar também é um fator importante, principalmente em determinados tipos de negócio.

Se a sua atividade implica que os trabalhadores comuniquem constantemente, desenvolvendo tarefas em conjunto ou em grupo, um espaço open space pode ser uma mais-valia.

Por outro lado, se a atividade requer um trabalho individual, ou até mesmo um atendimento ao público individualizado, talvez tal fator exclua o exemplo de planta que acabamos de referir.

Assim, é importante ter em conta o tipo de atividade, considerando que existe espaço suficiente para todos os colaboradores e que a utilização do espaço é eficaz.

 

Existem ainda alguns cuidados pré contratuais a ter em conta ao arrendar um escritório:

  • Como futuro arrendatário, antes da celebração do contrato, assegure-se que o imóvel cumpre os requisitos legais básicos, tais como: o registo do senhorio na Conservatória do Registo Predial ou pelo Registo Predial Online;
  • Confirme, junto da mesma entidade, que o imóvel não é objeto de usufruto a favor de terceiro e que, em caso afirmativo, o proprietário do imóvel não dispõe, em regra, da capacidade de formalizar o arrendamento;
  • Verifique a inscrição na matriz predial, de forma a confirmar a identidade do proprietário, na Repartição das Finanças;
  • Ateste a licença de utilização do imóvel para o fim a que se destina o arrendamento, junto da Câmara Municipal.

 

Anote ainda ao que deve ter particular atenção na redação do contrato:

  • Deve incluir a identidade das partes;
  • Deve identificar a localização do espaço;
  • Reconhecer o quantitativo da renda;
  • Referir a data de celebração do contrato;
  • Referência à existência de licença de utilização ou do documento comprovativo da requisição da mesma;
  • A data de fim de arrendamento pode estar incluída no contrato, devendo as partes estipular qual o seu término;
  • Detalhes de renovação e denúncia;
  • Prazo do arrendamento, no caso em que pretendam estipular, geralmente não inferior a 5 anos;
  • Indicativo do pagamento de rendas em adiantado ou de caução.

A decisão entre arrendar ou comprar um escritório prende-se com as pretensões que definir para o seu negócio. Deve-se ter em consideração o investimento inicial, que se torna mais elevado nesta última opção, mesmo com recurso a um crédito.

Se o seu negócio é recente, talvez a recomendação mais confortável passe pelo arrendamento. Caso já se trate de um negócio consolidado e com maior estabilidade, a compra de um espaço para trabalhar pode fazer mais sentido.

No Imovirtual encontra várias possibilidades de arrendar ou comprar escritórios para fazer nascer o seu negócio ou, caso já exista, para lhe dar uma nova casa.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 29 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo