Como aconteceu com grande parte das freguesias do Porto em 2013, também Lordelo do Ouro e Massarelos se juntaram como união de freguesias. Esta união tem nos seus limites a União de freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé Miragaia, São Nicolau e Vitória, o Ramalde e a União de freguesias do Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Sendo os dados do INE relativamente aos Censos de 2011, em Lordelo do Ouro e Massarelos, a população residente ascende aos 29 mil habitantes, num total de perto de 15 mil alojamentos.

Com uma nota geral (0 a 5) similar às freguesias que a limitam, em Lordelo do Ouro e Massarelos, os aspetos que pior se destacam são o custo de vida e o silêncio. Por ser uma união de freguesias que ainda apanha parte da zona ribeirinha – zona essa que é cada vez mais cobiçada e procurada por portugueses e estrangeiros – é compreensível que sejam estes dois elementos a serem classificados com as piores notas. O centro continua a ser o hotspot das cidades, onde há mais movimento e onde a vida é mais cara. Isto tudo justificado pela alta procura, que mexe com os mercados imobiliários.

No que concerne a educação, na Rua Barbosa do Bocage, há o ATL Bom Sucesso, para auxiliar pais e filhos; em termos de ação social é de destacar o Gabinete de Psicologia, o Centro Social da Arrábida, o P.A.P.I - Programa de apoio à pessoa idosa; e quanto a instituições de saúde, na freguesia há a Maternidade Júlio Dinis.

Em questões administrativas não falta um posto dos CTT e, nos Edifícios Administrativos da freguesia, é possível registar o seu cão ou gato de estimação e tratar da sua apresentação quinzenal no IEFP, caso esteja desempregado e à procura de novo emprego.

Quanto ao património histórico e cultural, é obrigatório referir a Capela do Senhor e da Senhora da Ajuda, o Palacete da Viscondessa de Santiago de Lobão, a Biblioteca Almeida Garrett, o Jardim Botânico do Porto, o Museu do Carro Elétrico, o Planetário do Porto, o Museu do Vinho do Porto, a Ponte da Arrábida e ainda o Teatro do Campo Alegre.

Para conhecer melhor outros bairros da Invicta então consulte os restantes artigos desta série sobre as freguesias da cidade e consulte as notas gerais de cada uma.