A Freguesia de Santa Maria Maior é uma das freguesias mais encantadoras de Lisboa. Com uma área de 1,49km2, reúne doze zonas do centro histórico da cidade: Castelo, Madalena, Mártires, Sacramento, Santa Justa, Santiago, Santo Estevão, São Cristóvão e São Lourenço, São Miguel, São Nicolau, Sé e Socorro, conseguindo o título de maior fusão de freguesias a nível nacional.

Esta agregação de freguesias levou a uma série de alterações, incluindo a uniformização de procedimentos administrativos, apoios sociais, desenvolvimento de melhores competências sociais, de higiene urbana, intervenção no espaço público e preservação das tradições, mantendo o espírito tão característico de cada zona.

 

Santa Maria Maior mais próxima dos residentes

Tradicional, mas inovadora - o equilibrio que melhor descreve esta freguesia. Para além dos serviços públicos standard – comércio, saúde, ensino, entre outros – a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior disponibilizou, aos residentes, um serviço gratuito de transporte, denominado “Porta a Porta”. O objetivo desta iniciativa passa por oferecer à população, especialmente a pessoas com mobilidade reduzida, incapacidade motora e idosos, uma alternativa de deslocação quotidiana.

No âmbito dos apoios sociais, e de forma a combater a exclusão social, Santa Maria Maior desenvolve uma série de iniciativas tais como o cabeleireiro, a barbearia ou a loja social. Apoia famílias carenciadas, providencia explicações aos alunos da freguesia, passeios culturais e criou, ainda, o espaço Ambijovem, com atividades extracurriculares e de apoio escolar às crianças residentes.

 

Uma freguesia de tradições

A preservação das tradições e do espírito lisboeta e bairrista típico de Santa Maria Maior é um dos pilares da estratégia desta junta de freguesia. Deste modo, são feitos esforços para manter vivos os costumes, tais como as comemorações dos Santos Populares. Alfama e Santo António são dois dos bairros da freguesia em que as mesmas se mantêm.

O mês de junho é dedicado aos Santos Populares, mas é na noite de 12 para 13 de junho que estes dois bairros se enchem de turistas e portugueses oriundos das mais diversas zonas do país, que viajam até à capital para viverem uma das noites mais longas do ano, a noite de Santo António. É uma festa repleta de animação, onde as pessoas saem para a rua para comer, beber e divertir-se pelas ruas de Alfama e Santo António, enaltecidas com arcos, balões coloridos e manjericos.

Apesar das marchas populares de cada bairro desfilarem pela Avenida da Liberdade, onde os Santos Populares ganham maior destaque, não falta animação nas ruas desses mesmos bairros, com especial destaque para Alfama e Santo António, uns dos bairros mais antigos e tradicionais de Lisboa.

Santa Maria Maior em números

Santa Maria Maior é uma das freguesias menos habitadas da cidade, sendo composta por cerca de 12.765 residentes. Representa 2% do território da capital portuguesa.

Esta freguesia regista preços de venda de alojamentos superiores a 3.800€/m2, pertencendo à lista de freguesias com valores mais elevados no que diz respeito ao âmbito imobiliário.

Num estudo recente, realizado pelo Imovirtual, junto dos residentes da freguesia, onde foram avaliados vários pontos relacionados com Santa Maria Maior, tais como segurança, transportes, acessos, comércio, qualidade do ar e outras características, esta recebe a classificação global de 3.67. Destaque-se a pontação especifica dos parâmetros avaliados:

Pode consultar todas as ofertas imobiliárias disponíveis nesta freguesia, para arrendar ou comprar, no site do Imovirtual.