Benfica é uma freguesia portuguesa, situada no concelho de Lisboa. Engloba 7% do território da cidade, mas parte da área que ocupa cerca de 8,02km2 e diz respeito ao Parque Florestal de Monsanto, um dos pulmões da Capital.

A freguesia que conhecemos atualmente começou por ser uma aldeia de camponeses e, posteriormente, de Ordens Religiosas. Já no século XVIII, Benfica começou a ser procurada por famílias de classe média/alta devido às paisagens deslumbrantes, com vista sobre o Rio Tejo.

Foi a partir do século XIX que os primeiros serviços de transporte públicos, permitindo um contacto mais frequente com as freguesias envolventes e, consecutivamente, um crescimento exponencial da população e urbanização desta área. Em apenas 40 anos, entre 1950 e 1990, o número de habitantes triplicou, de 17.843 para cerca de 50.000. Atualmente, o número ronda os 36.985 habitantes, distribuídos por mais de 21.000 alojamentos.

 

Benfica, pelo bem-estar dos residentes

Para além dos transportes públicos, a junta de freguesia de Benfica tem ao dispor dos residentes tantos outros serviços – relacionados com desporto, cultura, educação e outros serviços –, que tornam esta região um ótimo local para viver.

No âmbito desportivo, os moradores podem ter acesso a uma piscina, preparada com atividades de natação livre, hidroginástica e aulas de natação para bebés e crianças, a um ginásio e ao Ringue António Livramento. Também são realizadas várias atividades desportivas como caminhadas, corta mato, escalada, rapel, campos de férias desportivos, entre outros.

No que diz respeito à cultura, são organizados vários espetáculos de dança, concertos, programas para dará a conhecer a cultura e tradições portuguesas, experiências gastronómicas e outras atividades. O objetivo é conseguir chegar a todos os habitantes, através de diversas áreas da cultura.

Grande parte dos monumentos e espaços originários de Benfica continuam intactos e no ativo, pelo que pode desfrutar de uma visita a cada um deles e conhecer um pouco mais da freguesia. Entre eles destaca-se as Igrejas de Nossa Senhora do Amparo e do Calhariz, as Portas de Benfica, o Parque Silva Porto, Quinta do Peres e da Granja ou o Aqueduto das Águas livres.

Aqui, tem acesso ao Instituto Politécnico de Lisboa, composto pela Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Comunicação Social e a Escola Superior de Música e vários tipos de comércio, nomeadamente o Mercado de Benfica e o Centro Comercial Colombo.

 

O pulmão de Lisboa

O Parque Florestal de Monsanto abrange grande parte da freguesia de Benfica. Com mais de 900 hectares e vista sobre o Tejo, o Parque possui várias áreas de mata que proporcionam as condições necessárias para relaxar, passear ou fazer exercício, usufruindo de equipamentos de desporto ou para as crianças brincarem, circuitos, parque de campismo, de merendas, miradouros e restaurantes.

 

Benfica em números

Esta freguesia registou, no 4º trimestre de 2018, preços medianos e taxas de variação face ao período homólogo inferiores aos da cidade de Lisboa (3.010€/m2). O valor das vendas por metro quadrado em Benfica ronda os 2.459€.

O Imovirtual desenvolveu recentemente um estudo sobre as freguesias de Portugal. Este estudo foi realizado junto dos residentes desta freguesia, onde avaliaram várias categorias, como a segurança, limpeza, estacionamento, espaços de lazer e outros de Benfica. Os resultados foram os seguintes:

A freguesia de Benfica recebe, deste modo, uma avaliação global de 3.76 pontos. Se procura um imóvel para comprar ou arrendar nesta região, consulte todas as ofertas disponíveis em Imovirtual.