No Beato vivem mais de doze mil pessoas. Confira detalhes sobre a qualidade de vida nesta freguesia lisboeta.

A freguesia do Beato pertence ao concelho de Lisboa e situa-se na parte Oriental da cidade.

Esta freguesia sofreu apenas alguns ajustes ao nível dos limites aquando da reorganização administrativa da cidade de Lisboa, mantendo o mesmo nome.

O documento de caracterização social da freguesia disponibilizado pela Camara Municipal de Lisboa dá conta que:

  • No território correspondente ao Beato, que ocupa 2% da capital portuguesa, habitam 12.737 indivíduos num total de 5.889 famílias;
  • A população é envelhecida comparativamente ao resto da cidade de Lisboa e revela um índice de instrução baixo;
  • Entre um total de 1.863 edifícios, 90% são residenciais, de baixa altura. Os prédios com um a dois alojamentos são predominantes – 54%;
  • Existem 7.793 alojamentos, caracterizados geralmente por serem de média a pequena dimensão e por contarem várias divisões.

Por outro lado, num questionário quantitativo, levado a cabo pelo Imovirtual, no qual os utilizadores avaliaram (de 1 a 5) as freguesias onde residem: o Beato obteve como classificação final 3,61 pontos. Um valor que, embora 13% inferior à média, coloca a freguesia numa posição superior a freguesias do concelho de Lisboa como Misericórdia, Marvila, Campolide.

Eis os resultados nas diversas categorias:

A análise destas classificações, permite-nos dar conta que os moradores da freguesia estão, no total das categorias, menos satisfeitos com os espaços de saúde e também de lazer, e especialmente satisfeitos ao nível dos acessos e transportes públicos.

De notar que o Beato tem vindo a ganhar destaque no panorama da cidade, quer pela sua localização estratégica quer pelos esforços desenvolvidos, pela junta de freguesia, ao nível da saúde, educação, transportes, cultura, desporto, entre outras áreas.

 

O “Espaço Saúde” por exemplo, surgiu como resposta ao desejo da população e tem como objetivo principal proporcionar o acesso a cuidados de saúde primários a preços acessíveis.

Neste Espaço são disponibilizadas consultas de especialidade, desde clínica geral a psicologia, passando por medicina dentária, enfermagem, osteopatia e até acupunctura.

Pode consultar condições de funcionamento, horários, e preços – AQUI.

Outra iniciativa, que surge em linha com o Espaço Saúde é o Transporte Solidário, que tem como objetivo disponibilizar a pessoas em situação de isolamento social, um  transporte organizado e gratuito quer para serviços de saúde quer para outros serviços específicos.

 

No que diz respeito à educação, existem diversas escolas no Beato, como é o caso da Escola EB1 Eng.º Duarte Pacheco (n.º28); da Escola EB 2,3 Luís António Verney (Sede de Agrupamento); da Escola EB 2,3 das Olaias (Sede de Agrupamento), entre outras.

Como complemento ao trabalho desenvolvido nestes estabelecimentos, foi criado o inovador “Espaço Jovem”, um projeto desenvolvido a pensar nas crianças e jovens (do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade).

Neste espaço, faz-se “um acompanhamento individual ao estudo, ajudando na realização de trabalhos de casa e preparação nos vários momentos de avaliação”. Além disso são organizadas várias atividades lúdicas, inclusive no período de férias letivas.

 

Na freguesia do Beato encontram-se também superfícies comerciais como supermercados, balneários e lavadouros públicos, um corpo de proteção civil local, entre outros serviços relevantes.

 

Veja informações de outras freguesias na secção “Guia de Freguesia” existente no nosso site.