Montenegro é uma das freguesias que compõem o concelho de Faro, habitada por 8149 pessoas (segundo dados de 2011).

A freguesia faz parte de uma lista de 17 zonas (cidades e freguesias) do Algarve, analisadas no estudo “Ideal Neighborhood” levado a cabo pelo Imovirtual em 2018. A pontuação geral de 3,84 estrelas (numa escala de 1 a 5), demonstra a satisfação dos moradores, que avaliaram Montenegro nas seguintes categorias:

Podemos verificar que os habitantes desta freguesia estão sobretudo satisfeitos ao nível da “qualidade do ar”, “estabelecimentos” e “segurança”.

Montenegro é, de facto, uma região tranquila, sobretudo residencial, onde o silêncio também é apreciado pelos habitantes.

Por outro lado, e na mesma lógica, os “espaços de lazer” e os “transportes” são categorias, que embora não desagradem apresentam as menores pontuações, apesar de ser nesta freguesia que se situa o Aeroporto de Faro. Montenegro é, assim, porta de entrada para milhares de Turistas no Algarve.

No que diz respeito a transportes, pode deslocar-se em Faro através da rede de transporte urbano da cidade: Próximo. Conta também com: a rede “EVA Transportes” e CP Passageiros para deslocações mais longas e ainda do serviço de Táxis.

É, também, em Montenegro que se localiza o Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, do qual fazem parte algumas faculdades, entre elas a Faculdade Superior de Saúde. Este facto traz à freguesia estudantes de todo o país que acabam por procurar quartos, apartamentos ou por ficar alojados em residências universitárias.

Ainda no que toca à educação, é necessário mencionar o Agrupamento De Escolas De Montenegro (1º ciclo). Encontra no site do agrupamento - informação útil para alunos, professores e restante comunidade escolar.

Consulte mais sobre Montenegro, no site da Junta de Freguesia.