Decoração

A versatilidade e os diferentes usos das estantes

Tire o melhor partido das suas estantes com estas dicas

Se só pudesse investir num móvel para a sua casa qual seria? Nós dizemos: estantes! E desengane-se quem pensa que este tipo de mobília apenas serve para arrumar livros. As estantes são extremamente versáteis e podem ser utilizadas para os mais variados propósitos em todas as divisões da casa: cozinha, casa de banho, sala, quarto, escritório, as possibilidades são infinitas. Prova disso são as gamas modulares KALLAX e BILLY da IKEA que se adaptam a quaisquer tipo de ambientes. Senão vejamos: Precisa de um local para armazenar os seus equipamentos desportivos? Invista numa estante para o seu ginásio. Não sabe como deixar a sua garagem ou sótão mais arrumado? Experimente categorizar toda a “tralha” em estantes espelhadas pela divisão. E claro a mais clássica de todas: sonha com uma biblioteca repleta de livros? Coloque várias estantes no escritório e deleite-se com o mundo de histórias à sua frente. Se mesmo assim estas ideias não chegam para o convencer a sair à procura da estante perfeita para aquele canto da sala vazio ou para fazer aquele projeto que há tanto ambicionou, deixamos-lhe mais algumas sugestões:

Crie um jardim vertical a partir de uma estante

jardim vertical

Durante a pandemia descobriu que gostava de jardinagem e acumulou uma quantidade exorbitante de vegetação interior mas já não sabe onde as guardar? Não desespere mãe de plantas (ou pai), uma estante é a solução para os seus problemas: assim garantirá um lar para todos os seus exemplares e poderá até criar aquele jardim vertical que tanto falamos aqui pelo Blog do Imovirtual.

Saiba como construir um jardim vertical num apartamento

Guarde os rolos de papel higiénico numa estante de WC

O papel higénico é um osso duro de roer e nem sempre é fácil descobrir o sítio ideal para o guardar: dentro de um armário parece bem, numa casta também, mas porque não mantê-lo à vista de todos e colocá-lo à disposição numa estante de WC? E como de certeza terá espaço extra nas suas prateleiras, pode utilizá-lo para organizar outros itens de casa de banho. Mas atenção: lembre-se que há certos objetos e produtos que não deve guardar num ambiente húmido como o do WC.

O Imovirtual relembra-lhe quais: Organize a sua casa: casa de banho

Organize uma despensa aberta na cozinha recorrendo a estantes de madeira

estantes cozinha

Crédito: Instagram @eco.sarinha

Ou de outro tipo de material, consoante a decoração da cozinha. O que importa que tudo se enquadre no ambiente. Mas há dúvidas que as estantes de madeira são as prediletas para criar uma despensa aberta na cozinha, uma vez que lembram os corredores das antigas mercearias. Estante montadas é altura de começar a organizar a sua despensa, por categorias, com os devidos frascos etiquetados com nomes e validades.

Crie um closet no seu quarto

Para criar um closet só precisa de três elementos – bem quatro se contarmos com a força de vontade: um quarto vazio, muitas roupas e acessórios e várias estantes para dispor as suas indumentárias. Com um bocadinho de paciência e disposição conseguirá tornar uma das divisões de sua casa num autêntico showroom que fará inveja a algumas lojas de roupa. E tudo feito só com estantes.

Desvendamos o segredo: como manter o closet organizado

Como móvel aparador de entrada ou de televisão

estantes kallax na sala

Como já falamos, as gamas de estantes da IKEA são bastante versáteis podendo ser utilizadas em várias divisões para diferentes propósitos. Em questão referimo-nos particularmente, à linha KALLAX constituída por 32 produtos (de acordo com a loja online) bastante acessíveis. Imagine o mesmo móvel, no caso uma estante com 8 nichos, servir como consola para o seu televisor ou como aparador para o hall de entrada. Da mesma forma também pode servir como estante arquivadora de documentos para o escritório. Assim se um dia se cansar do seu móvel da sala, pode trocá-lo para outro qualquer lugar da casa.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 07 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo