Decoração

O que fazer à mobília da sua antiga casa?

O que fazer à mobília da sua antiga casa?

Comprou uma nova habitação, já equipada e com uma decoração até mais recente do que a que tinha ou decidiu mobilar a sua nova casa com móveis novos? Saiba o que fazer aos móveis da sua antiga casa.

Porque deverá aproveitar móveis antigos

Antes de se desfazer da mobília da sua casa anterior, confira algumas razões para aproveitar os seus móveis antigos:

  • Para economizar – não ter de comprar móveis de substituição que a casa não tenha;
  • Por questões ambientais – prolongar o ciclo de vida dos seus móveis, evitando a produção do mesmo artigo desnecessariamente;
  • Conjugação de estilos – mesmo os móveis mais antigos, e que até precisem de algum restauro, conjugam de forma interessante com alguns estilos mais modernos.

Assim, seja por questões económicas, de sustentabilidade ou pela ligação dos móveis antigos com a sua história pessoal ou familiar, é possível restaurar alguns dos móveis antigos que ainda tenham utilidade.

7 dicas para renovar os móveis antigos

1. Rever e tratar:

Verifique o estado dos seus móveis antigos, se necessitam de alguma reparação, como polir com lixa ou limpar profundamente. Substitua os acessórios danificados por outros novos.

Se estivermos a falar de um móvel com puxadores estragados, troque-os por uns novos e verá a diferença.

2. Pintar:

A pintura é a lavagem de rosto que todos os móveis antigos precisam, seja para a mesma cor ou para uma outra diferente. A tinta de esmalte é, geralmente, a mais indicada. Algumas peças podem ainda ser pintadas com tinta spray.

Pode experimentar apostar nas cores mais vivas e vibrantes, dando um toque especial à divisão da casa onde o vai colocar.

3. Découpage:

Esta é uma sugestão fácil de fazer, simples e económica para transformar um móvel antigo.

Esta técnica consiste em recortar e colar imagens, previamente selecionadas, conferindo um ar completamente novo ao móvel. É aconselhável que termine o processo de transformação com um verniz, para maior durabilidade.

4. Revestimento:

Tal como a dica anterior, revestir o móvel com tecido ou papel vão conferir-lhe um estilo muito próprio e fazer dele um móvel totalmente novo. Pode ainda colocar um novo tampo de madeira ou de vidro.

5. Estofar:

Se a lista de móveis antigos se estender a cadeiras, sofás, poltronas, bancos ou outros, pode valer a pena trocar o tecido, atualizando a peça, mas mantendo o design original.

Aqui recomenda-se o recurso a profissionais, para obter um trabalho o mais perfeito possível.

6. Separar ou misturar:

Esta dica passa por juntar partes ou totalidades de móveis distintos, num móvel só. Se da sua casa traz, por exemplo, uma cómoda com espelho, experimente reintegrá-la na nova casa em separado, para fins diferentes.

Por outro lado, imaginemos que tem uma mesa antiga, da qual quer aproveitar apenas o tampo da mesma, separe o tampo e adicione-lhe pernas novas.

7. Adicionar uma decoração sustentável:

Reaproveite móveis e adicione-lhes um toque de material reciclável. Por exemplo, reaproveite um antigo tocador e junte-lhe um pufo feito com pneus, paletes ou papelão. Tem imensas ideias disponíveis online para se inspirar.

Qual o rumo a dar aos móveis que não quer?

Se não tem qualquer interesse em levar os móveis da sua antiga casa para a nova morada, seja por falta de espaço, por perda de interesse ou outros motivos, opte por fotografá-los e coloque-os à venda na internet.

Caso a venda também não seja uma opção, faça uma doação. Há várias instituições e associações que aceitam móveis usados e alguns tratam da sua recolha. Numa breve pesquisa poderá encontrar as instituições que aceitam doações perto da sua área de residência.

Caso o lixo seja o destino a dar-lhes, saiba que deve contactar com a Câmara Municipal da sua residência para que tal faça a recolha dos mesmos. As autarquias têm um serviço de recolha de monos, mas que necessita de agendamento prévio. O serviço de recolha de monos nem sempre é gratuito e os preços variam consoante as autarquias, pelo que deverá informar-se sobre a tabela correspondente antes de solicitar a recolha.

Abandonar monos no espaço público, para além de contribuir para a poluição, está sujeito a multa por danos em património público. Antes da reforma dos móveis, encontre a casa ideal no seu Portal Imobiliário de Referência. O Imovirtual disponibiliza as melhores ofertas de casas, apartamentos e moradias, novas ou usadas.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 29 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo