Decoração

Como mobilar a casa com pouco dinheiro

Como mobilar a casa com pouco dinheiro

É sabido que comprar uma casa própria é um investimento que trás consigo várias despesas extra que vão muito além do valor que lhe pedem pela habitação. Além das contas a pagar, – como a luz, água, gás e telecomunicações – os impostos, o valor do condomínio e a prestação mensal para quem solicita um Crédito Habitação para compra de imóvel, há ainda o investimento no recheio para a casa. Falamos logicamente da mobília, eletrodomésticos mas também das peças de decoração.

Antes de investir em qualquer tipo de mobília é necessário que faça um planeamento, sendo que para isso vai precisar de uma boa dose de paciência e de tempo para encontrar os itens certos. Para começar deve tirar as medidas aos espaços, estabelecer um orçamento máximo, inspirar-se em exemplos de outras casas em sites como o Pinterest, descobrir o seu estilo de decoração, mas sobretudo priorizar as necessidades da família. Lembre-se que a nível estético, todo o recheio da casa deve viver em harmonia, mas é importante que nunca descure a funcionalidade. Comece por comprar aquilo que é indispensável para o bom viver: camas e colchões, frigorífico, fogão, panelas e loiças, sofá, mesa e cadeiras são alguns dos itens que deve comprar em primeiro lugar.

Veja também: 8 dicas para decorar a casa com sucesso

Lembre-se sempre que o importante é juntar a parte estética, ao conforto e funcionalidade, conseguindo encontrar um equilíbrio entre as suas preferências pessoais e o orçamento que tem adjudicado à decoração da casa. A pensar nisso, reunimos neste artigo 3 dicas que o podem ajudar a procurar e a encontrar verdadeiras oportunidades para gastar o mínimo possível do seu orçamento. Ora veja.

Compre móveis em segunda mão

É provavelmente a opção mais indicada para quem pretende mobilar a casa sem gastar muito dinheiro. Os móveis em segunda mão são uma alternativa bastante económica para criar ambientes incríveis e bem económicos. Muitas vezes consegue verdadeiros achados de peças únicas e singulares que dão aquele toque de je ne sais quoi à sua decoração. O truque é visitar muitas férias de velharias, percorrer o catálogo dos vários grupos de Facebook direcionados para este negócio ou visitar sites como o OLX. Tenha sempre em mente que nestes casos é importante avaliar pormenorizadamente o estado da mobília para evitar dissabores. Em alternativa, pode sempre sondar os seus amigos e familiares para entender se alguns deles têm mobílias paradas a estragarem-se que podem ganhar uma nova vida na sua nova casa.

Faça você mesmo os seus móveis

Tem jeito para trabalhos manuais e quer gastar poucos euros na mobília da sua nova casa? Faça você mesmo os seus próprios móveis! A grande vantagem desta dica é logicamente a possibilidade de poder customizar na totalidade mobília a seu gosto. Pode começar os projetos do zero ou investir algum tempo no upcycling de mobília, ou seja, a redesenhar os móveis antigos para condizerem com as suas novas preferências pessoais.

Esteja atento a promoções

Se nenhuma das opções anteriores for válida para a si, sugerimos que esteja atento as promoções das lojas especializadas para comprar a mobília da sua casa. Conseguirá poupar alguns euros se fizer uma pesquisa em várias lojas e avaliar o custo-benefício. Provavelmente terá de fazer algumas visitas às lojas físicas, mas pode sempre optar por comprar os móveis pela internet. Muitas vezes consegue encontrar campanhas com descontos aliciantes sem sair de casa. Tudo o que precisa é ter em mente o espaço que tem disponível para determinado móvel – daí a importância de tirar as medidas – e claro, muita paciência e cautela antes de fazer qualquer tipo de compra.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 24 maio 2022
Botão Voltar ao Topo