Decoração

Suportes TV: o que precisa saber antes de os instalar

Dicas para instalar suportes de TV

Instalar um suporte de TV na parede da sua sala não é propriamente a tarefa mais fácil. Isto porque, à partida, está a lidar com um eletrodoméstico caro e que deve ficar bem seguro para evitar qualquer tipo de acidentes. Há algumas regras a ter em conta antes de começar a furar as paredes com o berbequim e a tentar esconder os fios por entre calhas e cola quente. Saiba quais.

Atente ao espaço entre a TV e o Sofá

Esta dica é tão válida para quem pretende colocar a TV em suportes de parede ou para aqueles que gostam de a manter sob o aparador: é muito importante ter a noção do espaço entre o televisor e o sofá. Dependendo do tamanho da tela este vai variar. Quanto maior for o ecrã, mais distante deve estar o sofá para garantir uma experiência de visualização de qualidade. Assim, deve procurar saber o tamanho da sua TV (quantas polegadas tem), e deter minar o número de metros a deixar entre o sofá e a tela. Para facilitar, consulte a seguinte infografia:

infografia distância sofá tv

Infografia “Distância Sofá e TV”

Considere a altura a que vai colocar o suporte de TV

Além da distância entre o sofá e a TV, deve também ter em consideração a altura do suporte de TV. Isto porque provavelmente terá um móvel aparador por baixo do seu televisor e não vai querer que a configuração fique desfasada. Mas mais importante do que as razões estéticas é a experiência do utilizador: a TV deve ficar no centro, à altura dos olhos, quando sentado no sofá. Para isso deve ter em consideração a altura de todos moradores da casa. Para facilitar, saiba que indicativamente, é comum a altura da TV na parede ficar a 1,20m do chão.

Avalie a localização da TV

Nem todas as casas têm a mesma planta e disposição das divisões, nem tão pouco são todas feitas com os mesmos materiais. Ao instalar um suporte de TV na parede deve considerar a localização do mesmo na divisão em relação às tomadas e às janelas. Isto porque é muito importante ter à disposição as tomadas elétricas necessárias para ligar todos os dispositivos (box, playstation, dvd, soundbar), mas também deve ter em conta que a TV não pode receber luz direta na sua tela sob pena de prejudicar a visualização dos programas. Outro dos elementos a ter em conta é a própria constituição das paredes da sua casa: paredes de contraplacado não possuem o arcaboiço necessário para sustentar um suporte e uma TV por si só (claro que tudo depende do peso, mas é melhor não arriscar).

Escolha o suporte certo para o tamanho e peso da TV

Na hora de escolher o suporte para a sua TV há que ter em conta que nem todas as opções disponíveis no mercado servem para o seu caso em específico. Necessita de conhecer o tamanho (polgadas) e o peso do televisor para garantir a viabilidade do suporte. Muitas vezes há suportes para televisões de x polgadas que só aguentam com determinado peso e televisões com essas dimensões que excedem esse número. Para evitar acidentes é importante conhecer todas as variantes.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 07 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo