Decoração

Maximize um hall de entrada pequeno com estas dicas

Maximize um hall de entrada pequeno com estas dicas

Provavelmente será uma das divisões mais pequenas da sua casa, quer viva numa apartamento ou numa moradia. O hall de entrada é um espaço de passagem, onde se largam sapatos e malas e os bolsos são esvaziados indiscriminadamente para cima das consolas. Mas também é o cartão de visita do seu lar na hora de receber os amigos e familiares. Por se tratar de um espaço tão pequeno e com várias finalidades, nem sempre é fácil definir a decoração do mesmo. A decisão final estará sempre do seu lado, mas há itens essenciais que não devem faltar num hall de entrada. Deixamos-lhe uma listas desses objetos.

Os essenciais do hall de entrada

Consola

Hall de entrada rima com consola. Não rima, mas faz de conta porque esta é uma das peças fundamentais para uma decoração de sucesso. Esteticamente é utilizada para a definir o espaço, mas também em trás consigo bastante funcionalidade. Dependendo do modelo eleito, terá acesso a gavetas, prateleiras ou simplesmente á parte superficial da consola onde pode colocar objetos do dia-a-dia como o telefone de casa, as chaves, o correio que chegou recentemente, o desinfectante para as mãos e outros itens que sejam essenciais. Por lá também pode assentar objetos decorativos como uma jarra com um ramo de flores frescas ou secas ou uma moldura com uma foto de família. A escolha é sua e depende se pretende tornar este, um local mais funcional ou esteticamente mais apelativo.

Tapete

Os tapetes são outra peça que ajuda a definir o espaço ao mesmo tempo que cria a sensação de conforto e aconchego a quem entra em sua casa. Não tenha medo de apostar num tapete grande para esta divisão e de o tornar numa das peças centrais.

Espelho

Além de pequenos, muitas vezes os halls de entrada sofrem com a luminosidade reduzida. Uma das formas de equilibrar a luz do espaço e ao mesmo tempo dar a ideia que é maior do que aquilo que se julga é usando espelhos. Além disso, quem é que não gosta de dar um olhinho no seu semblante antes de sair de casa?

Cabide

Da mesma forma que a consola pode servir como um despeja bolsos – chaves, moedas, telemóvel – também um cabide pode ser um larga casacos e malas no seu dia-a-dia. Além desta praticidade, é logico que este objeto será muito funcional nas alturas em que receber família em casa e necessitar de guardar os casacos de toda a gente.

Sapateira

Nem toda a gente dispõe de um closet destinado a sapatos ou de um armário incorporado na parede para o efeito. Por isso, uma opção prática e lógica, é colocar uma sapateira à entrada/saída de casa, já que muito provavelmente será aí que irá colocar o calçado de rua. Assim irá garantir que os seus sapatos estarão sempre organizados e que o hall de entrada não irá acumular o calçado de toda a família.

Encontre aqui os apartamentos à venda no Imovirtual com closet

Os extras que caem sempre bem

Banco para calçar

E por falar em sapatos, não é obrigatório mas é conveniente ter um banco para se calçar à porta de casa. Principalmente no caso das pessoas mais idosas esta pode ser uma solução mais confortável, ao invés das tradicionais sapateiras. Note-se que já existem no mercado bancos com prateleiras incorporadas para acondicionar os sapatos.

Um candeeiro

Se o seu hall de entrada não tiver qualquer tipo de iluminação, como um candeeiro de teto ou um aplique de parede, então pense em incorporar um candeeiro de pé ou de mesa. Além de serem peças altamente funcionais, também existem modelos com uma forte componente estética que são facilmente incorporados no espaço apenas para fins decorativos.

Uma planta

Ter uma planta em qualquer divisão da casa que seja, é sempre uma boa ideia. Todavia, lembre-se que as verdinhas não vivem sem luz, por isso antes de pensar em incluir uma flor no seu hall de entrada certifique-se que existe luminosidade suficiente para espécies como a Sansevieira e a Zamioculcas – as mais tolerantes à sombra – poderem desenvolver-se de forma saudável.

Um papel de parede interessante

Utilizar papeis de parede no hall de entrada é uma forma divertida e fácil de adicionar cor á divisão, além de ajudarem a delimitar o espaço. Existem várias opções de padrões no mercado e a sua utilização é muito fácil: há inclusivamente modelos autocolantes em que a única preocupação que deve ter é deixar o padrão uniforme.

Descubra mais dicas para incorporar o papel de parede na decoração

Uma peça de arte chamativa

Se o papel de parede for uma opção demasiado ousada para si pode sempre optar por uma peça de arte de destaque: um quadro com uma ilustração, uma pintura ou uma escultura com cores e padrões irreverentes são boas opções.

maria luísa imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 01 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo